CHAMADA DE ARTIGOS PARA SEÇÃO ESPECIAL

2021-05-31

Tema geral:

Inovação e Pesquisa Aplicada em Administração no Contexto Regional

 

Organizadores

Francisco Vicente Sales Melo - Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mariluce Paes de Souza - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

 

Introdução e objetivos

A organização é um arranjo social que possui estreita relação com o seu entorno socioeconômico. Ainda que vivamos sob uma ordem global ou nacional, o contexto local não desaparece. Ao contrário, este contexto possui influência definidora da cultura e das ações organizacionais. Neste sentido, ainda que os gestores devam possuir expertise para tomar decisões com base em uma lógica globalizante ou de visão nacional, não podem se eximir de considerar a perspectiva regional e do entorno próximo da organização.

A pesquisa em Administração tem dentre seus vários propósitos a compreensão de como o fenômeno do gerenciamento ocorre, quais forças a influenciam e como as variáveis envolvidas no mundo organizacional se relacionam e são capazes de direcionar ou impactar o comportamento dos stakeholders e resultado organizacional. Neste sentido, a pesquisa em administração precisa compreender como a regionalidade influencia as decisões gerenciais, o comportamento organizacional, a postura dos agentes e o desempenho.

É com essa premissa que esta chamada de trabalho estimula a comunidade acadêmica a submeter análises teóricas ou resultados de pesquisas que envolvam, tanto de uma forma macro como de uma forma mais micro, o fenômeno da regionalidade e suas interações com a gestão de organizações empresariais, sociais e públicas.

 

Grandes temas, conteúdos e modalidades de interesse

Para esta chamada especial, os autores poderão enviar trabalhos associados ao tema geral, ficando como ideias de partida os seguintes tópicos ou conteúdos (que são referências de partida, mas não os únicos a serem considerados pelos autores):

  • Análise de resultados de ações gerenciais em organizações empresariais, sociais ou públicas no contexto regional
  • Estudos relacionados a parcerias entre universidade e setor produtivo (empresarial, social ou público)
  • Relatos tecnológicos com consideração ou definição a partir do contexto regional
  • Análises de adequações de práticas e modelos organizacionais e de gestão considerando no contexto regional

 

Em termos de modalidades, os autores poderão submeter trabalhos nos seguintes formatos: artigos científicos tradicionais; artigos tecnológicos, de preferência envolvendo análises empíricas; ensaios teóricos; e casos de ensino úteis para uso em sala de aula.

 

Submissão

As submissões devem ser feitas pelo sistema, em conformidade a todas as normas da revista, dentro da seção especial “Inovação e Pesquisa Aplicada em Administração no Contexto Regional”.

 

Datas relevantes

  • Submissões: até 30 setembro de 2021
  • Prazo para resultados: até dezembro de 2021
  • Previsão de publicação: volume 12 (2022)