Medo do crime, educação dos sentidos e formação do jovem no século XIX
Resumo
As estratégias de combate ao crime no século XIX se ligavam a práticas e discursos morais que estereotipavam diferentes personagens sociais. Figuras como o camponês, o jovem e a prostituta apareciam numa imagem inversa da civilidade dominante. A educação e a formação eram perpassadas por preocupações com a boa moral e a recusa às práticas desviantes da norma. A abordagem cruza exemplos de diferentes países no Ocidente, sobretudo do Brasil e da França. A metodologia evidencia aspectos da história das sensibilidades e do imaginário social ligados à formação da criança e do jovem. Objetiva-se recuperar dimensões alternativas do processo histórico e colocar em questão as bases dos mecanismos de controle da emoção. Palavras-chaves: História da Violência. Século XIX. Educação.Downloads
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Publicado
2005-12-01
Como Citar
Filho, E. P. (2005). Medo do crime, educação dos sentidos e formação do jovem no século XIX. VERBA JURIS - Anuário Da Pós-Graduação Em Direito, 4(4). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/vj/article/view/14818
Edição
Seção
DIREITO PENAL