CARACTERÍSTICAS E HETEROGENEIDADE DO EMPREGO DOMÉSTICO NO BRASIL
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar descritivamente o emprego doméstico verificando a heterogeneidade dessa ocupação por meio do delineamento dos distintos perfis das empregadas domésticas. Para caracterizar essa heterogeneidade, no que diz respeito a algumas características demográficas e socioeconômicas, utilizou-se o método Grade of Membership (GoM). O estudo foi realizado a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD dos anos 1992, 1998 e 2004. Constatou-se que, apesar do baixo nível de formalidade dessa ocupação, o processo de formalização dos anos noventa pode ser considerado como continuo até os anos recentes, na medida em que houve uma redução na proporção de trabalhadoras mensalistas sem carteira e um aumento na representatividade de outros subgrupos, principalmente das mensalistas com carteira. O método GoM delineou quatro perfis típicos do trabalho doméstico. Este resultado confirma o alto grau de diversidade presente entre essas trabalhadoras e revela que dentro da ocupação doméstica existem mulheres que convivem com situações de maior precariedade e também mulheres que vivenciam um trabalho mais estável e bem remunerado. Cerca de um terço dessas trabalhadoras foram incluídas no grupo mais instável significando que quase 6% da força de trabalho femininaestá empregada no pior tipo de emprego doméstico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.