A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O MERCADO A DE PREVIDENCIA PRIVADA: UM OLHAR SOCIOLÓGICO

Autores

  • Maria Aparecida Chaves Jardim

Resumo

Trata-se de um estudo que acompanha a previdência social desde suas origens históricas, enfatizando momentos importantes como a Lei Eloi Chaves, a regulamcnração da previdência privada de 1977 e suas sucessivas crises, até a criação do mercado de previdência privada, que encontra-se em curso. No decorrer do artigo, argumentamos que visando criar um sólido mercado de previdência privada, o governo fomentou e incentivou o interesse por previdência, que por sua vez, passam a substituir/complementar a segurança forneci da pelo Estado. Nesse processo, a imprensa teve papel fundamental, divulgando a falência da previdência social, as vancagens da previdência privada, bem como sua importância enquanto elemento essencial no desenvolvimento econômico do país. Considerarnos, assim, que a influência exercido pela imprensa sobre os destinos da previdência social é fundamental na criação do mercado de previdência privada. Contudo, acrescentamos que os argumentos da imprensa só encontraram eco, devido a existência, junto aos indivíduos de classe média, de uma predisposição para o consumo de previdência privada. Dessa forma, papel da imprensa e predisposição cultural são elementos que não devem ser ignorados na leitura sociológica do problema. Nesse artigo, a imprensa e a predisposição são definidas, respectivamente, como variável social e variável cultural. Em termos reóricos, esseartigo recebe inspiração de trabalhos de Pierre Bourdieu, Karl Polanyi e Viviane Zeliaer. Tem como fonte empírica a coleta de dados em revistas de grande circulação durante os anos de 1970 e de 1996 a 2002.

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Publicado

19-12-2003

Como Citar

Jardim, M. A. C. (2003). A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O MERCADO A DE PREVIDENCIA PRIVADA: UM OLHAR SOCIOLÓGICO. Revista Da ABET, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/abet/article/view/15508