DESENVOLVIMENTO HUMANO E TRABALHO NA SERRA GAÚCHA: UM ESTUDO DE FARROUPILHA (2000/2010)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1676-4439.2019v18n1.38763Resumo
O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento humano em Farroupilha (Rio Grande do Sul), no período 2000/2010, com ênfase na dimensão trabalho. A metodologia empregada foi a análise do IDHM e de indicadores de desenvolvimento selecionados nesta dimensão. Os resultados revelaram que Farroupilha apresentou, em relação ao estado do Rio Grande do Sul, índices referentes ao desenvolvimento humano e à dimensão do trabalho, de modo geral, superiores. Destacam-se o IDHM Longevidade e o IDHM Educação, nos quais Farroupilha apresentou resultados melhores que a média do estado e ao município de Caxias do Sul, que foi utilizado como base comparativa. Em relação à dimensão trabalho, Farroupilha novamente obteve resultados, na maior parte, superiores aos do estado, com destaque para a maior evolução no nível de escolaridade dos ocupados e para a melhor distribuição de rendimentos, entretanto, quando comparado com Caxias do Sul, houve alternância na supremacia dos resultados.
Downloads
Métricas
Referências
Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (ATLAS BRASIL). Glossário. 2017a. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/o_atlas/glossario/. Acesso em: 17 nov. 2017.
Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (ATLAS BRASIL). Consulta. 2017b. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/consulta/. Acesso em: 17 nov. 2017.
Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (ATLAS BRASIL). Desenvolvimento Humano. 2017c. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/o_atlas/desenvolvimento_humano/. Acesso em: 19 out. 2017.
Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul (ATLAS SOCIOECONÔMICO). Economia. 2017a. Disponível em: http://www.atlassocioeconomico.rs.gov.br/inicial. Acesso em: 17 ago. 2017.
Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul (ATLAS SOCIOECONÔMICO). Mapa da Região Metropolitana da Serra Gaúcha. 2017b. Disponível em: http://www.atlassocioeconomico.rs.gov.br/regiao-metropolitana-da-serra-gaucha. Acesso em: 17 out. 2017.
Baumann, Renato et al. Emprego, desenvolvimento humano e trabalho decente: a experiência brasileira recente. Brasília: CEPAL/ PNUD/OIT, 2008. Disponível em: http://www.oitbrasil.org.br/sites/default/files/topic/decent_work/pub/emprego_desenvolvimento_299.pdf. Acesso em: 22 out. 2017.
Fundação de Economia e Estatística (FEE). FEEDados. Disponível em: http://feedados.fee.tche.br/feedados/#!pesquisa=0. Acesso em: 17 out. 2017.
Jahan, Selim et al. Relatório do Desenvolvimento Humano 2015. O trabalho como motor do desenvolvimento humano. PNUD, 2015.
Disponível em: http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr15_overview_pt.pdf. Acesso em: 20 out. 2017.
Prefeitura Municipal de Farroupilha. A Cidade. 2017. Disponível em: http://farroupilha.rs.gov.br/novo/dados-socio-economicos/#. Acesso em: 22 ago. 2017.
Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD). Conceitos. 2017. Disponível em: http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/conceitos/o-que-e-desenvolvimento-humano.html. Acesso em: 19 de out. 2017.
Sen, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia de Letras, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.