ANALISANDO AS DIFERENÇAS DE PROBABILIDADES NA OFERTA DE TRABALHO INFANTO-JUVENIL NO NORDESTE RURAL

Autores

  • Celina Santos de Oliveira Doutora em Economia pela Universidade Federal da Paraíba
  • Juliane da Silva Círiaco CAEN-UFC
  • Otoniel Rodrigues dos Anjos Junior Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba
  • Julyan Gleyvison Machado Gouveia Lins Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1676-4439.2019v18n2.40806

Resumo

A presente pesquisa analisa os determinantes do trabalho infanto-juvenil nas áreas rurais do Nordeste brasileiro. Para tal fim, utilizam-se dados da PNAD de 2002 e 2014 verificando quais fatores mais contribuíram para a redução dessa modalidade de trabalho no período. A variável dependente é formada por indivíduos entre 5 e 16 anos de idade e modelado por meio do Logit. Procurou-se identificar quais fatores mais contribuíram para a redução observada nessa modalidade de trabalho no período. Para tanto, considera-se variáveis destacadas na literatura relacionadas aos atributos pessoais da criança, atributos do lar e, por fim, a localização geográfica. Encontrou-se que meninos mais velhos e que não estudam possuem maior propensão a ofertar trabalho, essa propensão tem relação inversa com a escolaridade do chefe da família e, por sua vez, apresenta, relação direta com o tamanho da família. As diferenças de probabilidade entre os anos se deu por distintos comportamentos não observados relacionados à idade e escolaridade da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celina Santos de Oliveira, Doutora em Economia pela Universidade Federal da Paraíba

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Economia pela Universidade Federal da Paraíba PPGE/UFPB (2017). Mestre em Economia pelo Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste pela Universidade Federal do Ceará - CAEN/UFC (2012). Graduada em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Tem experiência na área de Mercado de Trabalho, Métodos Quantitativos, Economia Internacional e Economia Regional e Urbana com dados do tipo Big Data através do SparkR, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercado de Trabalho, Economia Internacional, Equação Gravitacional, Interação Social, Modelos Multiníveis, Micro e Pequenas Empresas.

Juliane da Silva Círiaco, CAEN-UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2012) e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Tem experiência na área de Economia, ênfase: Economia Regional, Trabalho, Demografia e Métodos Quantitativos. Atualmente é doutoranda do CAEN- UF

Otoniel Rodrigues dos Anjos Junior, Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em andamento em Economia Aplicada (PPGE-UFPB), mestrado em Economia Aplicada (PPGE-UFPB) e graduação em Ciências Econômicas (UFPB). Servidor da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba. Dedica-se a estudar temas relacionados com a criminalidade seus determinantes e/ou efeitos multiplicadores. Além disso, estuda temas diversos relacionados ao mercado de trabalho, setor agrícola dentre outras.

Julyan Gleyvison Machado Gouveia Lins, Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

16-02-2020

Como Citar

de Oliveira, C. S., Círiaco, J. da S., dos Anjos Junior, O. R., & Machado Gouveia Lins, J. G. . (2020). ANALISANDO AS DIFERENÇAS DE PROBABILIDADES NA OFERTA DE TRABALHO INFANTO-JUVENIL NO NORDESTE RURAL. Revista Da ABET, 18(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.1676-4439.2019v18n2.40806