PARA PENSAR O FUTURO DO TRABALHO NOS CUIDADOS COM IRMÃ[O]S E COM A CASA COMUM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2023v22n2.62621

Resumo

As crises que se abatem sobre a humanidade, a ambiental, a social, a política, a sanitária, a migratória, estão todas interligadas. Diante delas, destacam-se as reflexões sobre os desafios do trabalho na necessária reparação pós-Covid, que nos motivam à escolha do objetivo deste texto. A revisão de contribuições de um conjunto bastante heterogêneo de autores permite aportar elementos para, de um lado, compreender a abrangência, a profundidade e a velocidade das crises que transmutam nosso mundo e, de outro, distinguir alguns caminhos para uma reconciliação com a vida, em seus nexos mais autênticos, de reconexão ecológica com a teia da vida e de empatia e solidariedade com nossas irmãs e irmãos. Esta discussão é organizada em quatro seções: Tempos de Distopia; A Crise do Trabalho na Aceleração do Antropoceno; A Redução do Tempo de Trabalho no Caminho de Francisco e Clara; e Concluamos com “realmar a Economia”: um convite de Francisco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Fracalanza, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Livre Docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, Diretor do Instituto de Economia e Pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT), e colaborador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT) e do Grupo de Pesquisa em SocioEcoEconomia (FEA/UInicamp). Nessa instituição leciona na graduação e na pós-graduação nas disciplinas de Teoria Econômica. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Economia do Trabalho e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: redução da jornada de trabalho, economia da inovação, abordagem evolucionária e Economia Política. Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993), Mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), com Doutorado Sanduíche na Université Louis Pasteur em Strasbourg, França (1997 - 1998). Em 2008, participou do Entrepreneurship Research Conference na Babson College (MA - EUA) e em 2006, do CAPORDE (Cambridge Advanced Programme on Rethinking the Development Economics) na University of Cambridge, UK.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Fracalanza, P. S., Corazza, R., & Reis Maria, M. (2024). PARA PENSAR O FUTURO DO TRABALHO NOS CUIDADOS COM IRMÃ[O]S E COM A CASA COMUM. Revista Da ABET, 22(2). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2023v22n2.62621

Edição

Seção

Artigos