TRABALHO, SABERES E RESISTÊNCIA DAS MULHERES PARAIBANAS EM EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2022v21n2.63893

Resumo

Este trabalho objetiva analisar e visibilizar os empreendimentos econômicos solidários autogerenciados por mulheres no estado da Paraíba, como atividades produtivas desenvolvidas a partir do modo de vida e das experiências das mulheres, também compreendidas como estratégias de sobrevivência. A partir da seleção dos grupos ativos de mulheres, foi realizada pesquisa de campo buscando identificar o perfil das mulheres, o tipo de atividade, as estratégias de comercialização e as dificuldades no período de pandemia da Covid-19, entre outros aspectos. As atividades desenvolvidas pelas mulheres estão concentradas notadamente no artesanato, na agricultura familiar e na produção de alimentos, com a comercialização dos produtos em feiras fixas ou itinerantes. A autogestão dos empreendimentos e a limitação de recursos financeiros foram destacadas como as principais dificuldades para a manutenção dos grupos. As mulheres na economia solidária têm papel importante na construção da sociabilidade e transmissão de saberes em suas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rejane Gomes Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutorado em Sociologia do Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Mestrado em Economia [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Professora da Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Economia, CCSA. Áreas de atuação: trabalho, políticas públicas, gênero, economia local e desenvolvimento.

Downloads

Publicado

08-03-2023

Como Citar

Carvalho, R. G., Gomes Raposo Figueiredo, J., Sato, A., Geraldo Nascimento da Paz, E., Ferreira da Silva, E., Virgínia Ferreira Soares, L., & Laurentino Rodrigues, R. (2023). TRABALHO, SABERES E RESISTÊNCIA DAS MULHERES PARAIBANAS EM EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS. Revista Da ABET, 21(2). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2022v21n2.63893

Edição

Seção

Dossiê Economia solidária: mecanismo de gestão social e de transformações