MEMÓRIA DOCENTE COMO PARTE DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL / <I>TEACHING MEMORIES AS PART OF THE PROFESSIONAL TEACHER EDUCATION
Resumo
O presente artigo tem como escopo evidenciar as contribuições da memória docente para o reconhecimento das concepções que alicerçam a prática do professor em sala de aula. Busca demonstrar que a utilização de abordagens teórico-metodológicas que se apropriam do recurso memória contribui para a percepção dos fatores que influenciam na formação profissional docente. Para tanto, a pesquisa apoia-se em reflexões sobre a importância da memória docente e da narrativa sobre si (CIAMPA, 1998; CODO, 1992; BRAGANÇA, 2011), objetivando analisar depoimentos docentes coletados em áudio. No desenrolar da análise, foram averiguadas principalmente as memórias acerca das atividades pedagógicas dos professores, a forma como os docentes percebem o processo de aprendizagem do aluno e, finalmente, a autorreflexão sobre suas próprias atividades. Dessa maneira, em linhas gerais, os resultados revelam elementos que apontam para a reflexão docente sobre o problema de ensino de leitura que a escola enfrenta, o assentimento da urgência de se realizarem atividades pedagógicas que possibilitem uma dinâmica interacional entre professor e aluno no espaço da sala de aula, bem como a valorização da experiência pedagógica e dos saberes teóricos no processo formativo docente.
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