A sequência do "casamento" no conto maravilhoso popular frances

Autores

  • JOSEPH COURTES

Resumo

Numa analise de 66 contos-tipo tornados de um corpus do conto maravilhoso popular frances, o autor considera, a titulo de hipotese de trabalho, o "casamento"  mo uma sequencia narrativa.— e nao como uma funçao proppiana — e procura observar como essa seqiiencia se articula ou se modifica para integrar-se sem dificuldade em diferentes narrativas e estabelecer o inventário dos elementos que essa sequencia pode carrear ou encobrir. Restringindo-se ao dominio narrativo, sem, no entanto, ignorar a importancia das perspectivas historica, psicologica, sociologica, postula que o corpus escolhido, daquele ponto de vista, e homogeneo. O casamento e estudado, primeiramente, como ato de comunicagao, levantando-se seus elementos constitutivos: sujeitos, objetos,programas narrativos; a atribuifao, a renuncia, o fazer reflexive; introduz-se o fazer transitivo, os novos sujeitos que lhe correspondent, a oposiçao destinador/ destinatario e as formas de transferencia: o dom (atribuifao/renuncia), o roubo (atribuiçao/desposse iencia do casamento enquanto performance, ou seja, o casamento como o fim (objetivo) da narrativa. A performance ("prova principal") pressupoe a competencia nas modalidades querer-fazer, saber-fazer, poder-fazer (querer--desposar, dever-desposar, poder-desposar). Opoe-se, entao riqueza/pobreza;elevafao/humildade. Outras vezes, o conto popular parece propor um tipode comunicagao participativa. O casamento e visto, mais adiante, como competencia,seja como modalidade do poder, seja do querer. O casamento efreqiientemente utilizado como um operador para uma transformasao ao nfvelsocio-economico. O casamento constitui o poder-ascender a riqueza e a eleva?ao.Finalmente, o autor tece considera?oes sobre as relafoes entre rito e narrativa,performance e competencia, aproximando-se o cursus iniciatico da organiza?aoda narrativa. Procura estudar o jogo e a funjao do saber. Distribuindo-se diferentemente o saber pelas personagens, estabelecem-se dimensdes narrativasdistintas. A disjunçao do ser e do parecer permitem obter o secreto, a mentira e o falso. Examina-se o papel das substituições e das metamorfoses

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