A sequencia do "casamento" no conto maravilhoso popular frances

Autores

  • JOSEPH COURTES

Resumo

Numa analise de 66 contos-tipo tornados de um corpus do conto maravilhoso popular frances, o autor considera, a titulo de hipotese de trabalho, o "casamento"como uma seqiiencia narrativa.— e nao como uma funtjao proppiana — e procura observar como essa seqiiencia se articula ou se modifica para integrar-se sem dificuldade em diferentes narrativas e estabelecer o invent&rio dos elementos que essa seqiiencia pode carrear ou encobrir. Restringindo-se ao dominio narrativo, sem, no entanto, ignorar a importancia das perspectivas historica, psicologica, sociologica, postula que o corpus escolhido, daquele ponto de vista, e homogeneo. O casamento e estudado, primeiramente, como ato de comunicaçao, levantando-se seus elementos constitutivos: sujeitos, objetos,programas narrativos; a atribuifao, a renuncia, o fazer reflexive; introduz-se o fazer transitivo, os novos sujeitos que lhe correspondent, a oposijao destinador/destinatario e as formas de transferencia: o dom (atribuifao/renuncia), o roubo (atribuifao/desposse  sao), a permuta (dons simultaneos), o achado. Em seguida,analisa-se a seqiiencia do casamento enquanto performance, ou seja, o casamento como o fim (objetivo) da narrativa. A performance ("prova principal") pressupoe competencia nas modalidades querer-fazer, saber-fazer, poder-fazer (querer--desposar, dever-desposar, poder-desposar). Opoe-se, entao riqueza/pobreza; elevafao/humildade. Outras vezes, o conto popular parece propor um tipo de comunicagao participativa. O casamento e visto, mais adiante, como competencia, seja como modalidade do poder, seja do querer. O casamento e frequentemente utilizado como um operador para uma transformasao ao nível socio-economico. O casamento constitui o poder-ascender a riqueza e a eleva?ao. Finalmente, o autor tece considera?oes sobre as relafoes entre rito e narrativa,performance e competencia, aproximando-se o cursus iniciatico da organiza?aoda narrativa. Procura estudar o jogo e a funjao do saber. Distribuindo-se diferentementeo saber pelas personagens, estabelecem-s  mensdes narrativasdistintas. A disjunçao do ser e do  performance e competencia, aproximando-se o cursus iniciatico da organização da narrativa. Procura estudar o jogo e a funçao do saber.entre rito e narrativa, performance e competencia, aproximando-se o cursus iniciatico da organizaçao da narrativa. 
 Procura estudar o jogo e a funçao do saber. Distribuindo-se diferentemente o saber pelas personagens, estabelecem-se dimensdes narrativas distintas. A disjunçao do ser e do parecer permitem obter o secreto, a mentira e o falso. Examina-se o papel das substituiçoes e das metamorfoses.    

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