PUBLICIDADE E CONTOS DE FADAS: REFLEXÕES SEMIÓTICAS

Autores

  • Patrícia Margarida Farias COELHO Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
  • Marcos Rogério Martins COSTA

Palavras-chave:

Publicidade, Contos de fadas, Semiótica, Propaganda, Intertextualidade

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir como os contos de fadas são utilizados na manipulação das propagadas. Como corpus,selecionamos um conjunto de três anúncios publicitários de campanhas distintas:uma internacional, uma nacional e uma local. Utilizamos a Semiótica de linhafrancesa para orientar nosso estudo, uma vez que pretendemos demonstrar aeficácia desse modelo teórico para o campo publicitário e de marketing. Portanto, a partir do textopublicitário e das ferramentas semióticas, pudemos compreender como aestratégia publicitária com contos de fadas se arquiteta e quais os principaiselementos dos contos de fadas são resgatados para efetivar essa estratégia.

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Biografia do Autor

Patrícia Margarida Farias COELHO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) (1995) e em Pedagogia (2016). É psicanalista formada pela escola "Diálogos Abertos". Especialização em Didática da Língua Portuguesa no Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1997). É Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) e Mestra em Psicanálise pela Escola "Diálogos Abertos" (2014). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Possui Pós-Doutorado pelo (i) Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP com bolsa FAPESP, (ii) Pós-Doutora em Comunicação Digital pela Universidade de Murcia e (iii) Pós-Doutorado em Comunicação Digital pela Universitat Autonoma de Barcelona e (iv) Pós-Doutorado no Programa de Educação e Currículo sob a supervisão de José Armando Valente. Atuou como professora visitante na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona - Espanha. É atualmente professora permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP desde 2018) e professora permanente (20 horas) desde 2019 no Programa de Mestrado em Educação, Subjetividade e Psicanálise na Universidade Ibirapuera (UNIB). Foi professora titular no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Santo Amaro (UNISA) e coordenadora da Relações Internacionais da mesma Instituição (2016 - 2018) e Professora colaboradora no Curso de Mestrado Profissional em "Educação e Novas Tecnologias" da UNINTER desde 2016-2017. Docente visitante na Universitat de VIC/Espanha de 2013 até 2014. Professora Visitante Permanente na Universidade de Santander - Colômbia. Atualmente é coordenadora dos Cursos de Lato Sensu na Universidade Metodista de São Paulo: Educação Especial e Inclusiva e Gestão em Educação: Direção e Coordenação.Tem experiência na área de Comunicação, Mídias Digitais , Análise de Conteúdo e Linguística, com ênfase em Semiótica Francesa.. Foi aprovada em 2009 no Concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no ano de 2010 foi aprovada no Concurso para professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, conforme edital nº 092/2009 para a área de publicidade e propaganda.oi aprovada em 2009 na Prova Escrita e na Prova Didática, no Concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para a Disciplina de "Semiótica Aplicada a Linguagem Publicitária" e no ano de 2010. Áreas de interesse: educomunicação, análise de conteúdo, games e semiótica francesa. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1662-1173

Marcos Rogério Martins COSTA

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