RÉFLEXIONS SEMANTIQUES SUR L’ARTICLE DANS L’OEUVRE LEXICOGRAPHIQUE
Resumo
Neste trabalho, a Autora examina certos aspectos da análise semântica e semântico-sintáxica da unidade lexical na elaboração do enunciado definicional da obra lexicográfica. Para tanto, leva em conta as relações de significação, como a sinonímia, a parassinonímia, a hiperonímia, a hiponímia, a co-hiponímia e a paronímia, na definição lexicográfica, com vistas à formulação de uma tipologia das obras lexicográficas, em função de sua natureza, extensão e fim a que se destina.
A Autora discute igualmente a importância da articulação dos diferentes tipos de relação de significação para a construção da macro e microestrutura da obra lexicográfica, bem como de seu sistema de remissivas.
Finalmente, a Autora analisa o papel desempenhado pelo desvio em relação à norma como base do movimento de recategorização, isto é, mudança progressiva das relações de significação- Sinonímia, parassinonímia, co-hiponímia-, e sua implicação no sistema de remissivas.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.