A FORMAÇÃO LINGÜISTICA DO ALFABETIZADOR: UM OBSTÁCULO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA.

Autores

  • ALICE MARIA TEXEIRA DE SABOIA

Resumo

Este trabalho trata da formação linguística do formador que atua nas séries iniciais e na alfabetização, formação esta determinante da prática “político-pedagógica” que se vem firmando no cenário educacional brasileiro, ao longo dos últimos anos. Discutem-se quatro aspectos dessa formação, considerados cruciais: 1. indefinição sobre o quê ensinar (no caso da linguagem verbal; qual, ou quais, modalidade(s) lingüistica(s) deve(m) ser trabalhada(s)? 2. Desempenho lingüístico, inadequado, do professor, principalmente no que se refere ao domínio da variante padrão; 3. falta de domínio da metalinguagem que recobre as áreas conceituais, o que minirnamente se exige de um profissional que saiba o que fazer; 4. as sucessivas Políticas Educacionais têm levado os formadores menos experientes á incorporação confusa e apressada de “modismos” teórico- metodológicos, prejudiciais às práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

ARTIGOS