FALARES NORDESTINOS: ASPECTOS SOCIOCULTURAIS
Resumo
As relaçõesentre língua, sociedade e cultura são tão íntimas que, muitas vezes, torna-sedifícil separar uma da outra ou dizer onde uma termina e a outra começa.Algumas variações, ditas regionais, podem ser muitas vezes, sociais; sesociais, podem ser relativas aos falantes que têm uma determinada marcadiageracional, diagenérica ou mesmo diafásica. Em se tratando de falar regionalnordestino, o léxico e a fonética são os aspectos onde mais se percebe asdiferenças entre esses falares e os de outras regiões brasileiras. Nestetrabalho trataremos dos aspectos léxicos dos falares nordestinos, que são umamarca dessa cultura regional. A análise dos exemplos aqui apresentadosmostra-nos, de forma clara, as relações existentes entre a língua, a sociedadee a cultura, reforçando, contudo, que a língua é o elo entre elas, por sereportar igualmente à sociedade e à cultura.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.