CRIAÇÃO DE UM SOFTWARE COM FOCO NA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: PRIMEIROS RESULTADOS DO ATLAS TOPONÍMICO DO TOCANTINS
Resumo
O objetivo geral desde estudo é a criação de um software para catalogaras informações registradas nas fichas lexicográfico-toponímicas, resultado dotrabalho de coleta e análise de dados provenientes dos cento e trinta e nove mapasdos municípios do estado do Tocantins. A ficha apresenta aspectos linguísticos,históricos, geográficos e etimológicos. O levantamento dos dados para montagemda ficha estimula o saber-conhecer da história da comunidade, assim comoauxilia na compreensão da cosmovisão individual e coletiva que forma aidentidade cultural e linguística de uma região, no caso, o territóriotocantinense. Partindo dessa discussão, é que nos propomos a pensar um softwarecomo uma prática pedagógica interdisciplinar inovadora, tendo como base oselementos toponímicos da região do Tocantins.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.