TEACHING AND LEARNING FROM THE APPLIED LINGUISTICS PERSPECTIVE: A CHALLENGE FOR 21st CENTURY

Autores

  • Darcília Marindir Pinto SIMÕES Líder SELEPROT (CNPq) Coordª do GT EAPLA (Anpoll)

Resumo

Este artigo visa a promover a reflexão sobre a importância da capacitação técnico-teórica docente e discente. Focaliza a prática pautada nas novas teorias linguísticas nos processos de ensino e aprendizagem das línguas, em especial da língua materna. Objetivam-se a variação linguística, os gêneros discursivo-textuais e a indispensabilidade de domínio da variedade padrão da língua materna, para a interação social e para a aquisição de conhecimentos das demais disciplinas ministradas na escola. O funcionalismo sistêmico e a semiótica trazem contribuições relevantes para as práticas didáticas e para o desenvolvimento de proficiência linguística.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem; Linguística Aplicada; Iconicidade; Lexicogramática.

The aim of this paper is to promote a reflection on the importance of both teachers and students’ technical and theoretical training. It focuses on a practice-oriented approach based on new Linguistic Theories and their feasible propositions in the language teaching and learning, particularly the mother tongue. The goal is to foster awareness of linguistic variation, discursive genres and to acquire mastery of the native language standard variety for social interaction and knowledge acquisition concerning other subjects taught in school. Systemic functionalism and semiotics have brought significant contributions to the improvement of language teaching and the consequent learning.

KEYWORDS: Teaching and learning; Applied Linguistics; Iconicity; Lexicogrammar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-05

Edição

Seção

ARTIGOS