TEACHING AND LEARNING FROM THE APPLIED LINGUISTICS PERSPECTIVE: A CHALLENGE FOR 21st CENTURY
Resumo
Este artigo visa a promover a reflexão sobre a importância da capacitação técnico-teórica docente e discente. Focaliza a prática pautada nas novas teorias linguísticas nos processos de ensino e aprendizagem das línguas, em especial da língua materna. Objetivam-se a variação linguística, os gêneros discursivo-textuais e a indispensabilidade de domínio da variedade padrão da língua materna, para a interação social e para a aquisição de conhecimentos das demais disciplinas ministradas na escola. O funcionalismo sistêmico e a semiótica trazem contribuições relevantes para as práticas didáticas e para o desenvolvimento de proficiência linguística.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem; Linguística Aplicada; Iconicidade; Lexicogramática.
The aim of this paper is to promote a reflection on the importance of both teachers and students’ technical and theoretical training. It focuses on a practice-oriented approach based on new Linguistic Theories and their feasible propositions in the language teaching and learning, particularly the mother tongue. The goal is to foster awareness of linguistic variation, discursive genres and to acquire mastery of the native language standard variety for social interaction and knowledge acquisition concerning other subjects taught in school. Systemic functionalism and semiotics have brought significant contributions to the improvement of language teaching and the consequent learning.
KEYWORDS: Teaching and learning; Applied Linguistics; Iconicity; Lexicogrammar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.