Critical reading among brazilian and american studants of Portuguese

Focusing on "Retrato" by Cecilia Meireles

Autores

  • Valdenildo Dos Santos UFMS/PURDUE UNIVERSITY

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n2.52409

Palavras-chave:

Leitura Crítica, Literatura, Semiótica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada com um grupo de alunos da Universidade de Oklahoma, Norman Campus, em um curso de verão de português (2017) em comparação com a mesma pesquisa feita com um grupo de estudantes no Brasil em Novembro de 2018 na cidade de Iturama, Minas Gerais. Para ambos os grupos foi apresentado o poema "Retrato" de Cecília Meireles antes e após uma série de atividades com o método passo a passo de leitura e escrita desenvolvido em um programa de pós-doutorado, com o objetivo de verificar a capacidade dos alunos de ler (interpretar) um poema com suas próprias estratégias e, em seguida, com um modelo de leitura. Após a experiência, foi demonstrado que o seu nível de compreensão aumentou após a introdução do método em ambos os grupos e os aspectos culturais da gramática da língua também foram importantes na compreensão do significado dentro do poema e na expressão escrita. Uma teoria que dá conta do sentido de maneira objetiva e crítica, neste aspecto, parece imprescindível. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdenildo Dos Santos, UFMS/PURDUE UNIVERSITY

Professor Dr. Adjunto IV da gradua;cão e mestrado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e pos-doutorando em Linguagens e Cultura pela Purdue University, Indiana, Estados Unidos.

Referências

AMORIN, A. P. T. & SANTOS, V. Semiótica na escola pública por meio da música “A

Novidade” de Gilberto Gil. Anais do IV Simpósio Nacional de Letras e Linguística:

Linguagem, Literatura e Ensino: desafios e possibilidades, de 25 a 28 de agosto de 2015/

Organizadoras: Anair Valênia, Luciana Borges e Maria Helena de Paula. Catalão, UFG,

P. 90-106. https://conpeex.ufg.br/up/850/o/ANAIS_SINALEL_COMPLETOS_Vers%C3%A3o_Final.pdf

AMORIN, Ana Paula Teixeira. Semiótica em sala de aula: Uma proposta para a ampliação do

modo de ver (ler) o texto. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de PósGraduação

– Mestrado Profissional em Letras da UFMS, Universidade Federal do Mato Grosso do

Sul, Campus de Três Lagoas, área de concentração em Linguagens e Letramentos, 2016.

AMORIN, A. P. T. & SANTOS, V. Interface metacognição e semiótica para a leitura de

textos sincréticos. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 7, N° 1, p. 309-346, Set/Dez 2017.

BAKHTIN, Mikhail. A Estetica da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão

G. Pereira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. – (Coleção Ensino Superior)

GOMES, M. A. & NAKAMURA, I.I.D. & SANTOS, V. Experiência didática por meio

da semiótica aplicada em “Canção para minha morte” de Manuel Bandeira. Anais do

IV Simpósio

Nacional de Letras e Linguística: Linguagem, Literatura e Ensino: desafios e possibilidades,

de 25 a 28 de agosto de 2015/ Organizadoras: Anair Valênia, Luciana Borges e Maria

Helena de Paula. Catalão, UFG, 2015. P. 862-874. https://conpeex.ufg.br/up/850/o/ANAIS_SINALEL_COMPLETOS_Vers%C3%A3o_Final.pdf

GREIMAS, Algirdas Julien e COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. Trad. Editora

Cultrix. São Paulo, 1973.

GREIMAS, Algirdas Julien. Description and Narrativity: The Piece of String. In: New

Literary History 20, S. 615-626. 1989.

GREIMAS, Algirdas Julien. Del Sentido II. Ensayos Semióticos. Versión Española de

Esther Diamante. Biblioteca Románica Hispánica. Editora Grados. Madrid. 1989. Original

Version in French, Éditions Du Seul, Paris, 1983.

GREIMAS, Algirdas Julien e COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. 2 ed. Editora

Contexto, 2012.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São

Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2001.

ORLANDI, Eni. P. Análise de Discurso: princípios e fundamentos. Campinas: Pontes, 2001.

NAKAMURA, I.I.D. & GOMES, M. A. & SANTOS, V. Semiótica aplicada ao ensino: uma

experiência didática com o texto não verbal. Anais do IV Simpósio Nacional de Letras

e Linguística: Linguagem, Literatura e Ensino: desafios e possibilidades, de 25 a 28 de

agosto de 2015/ Organizadoras: Anair Valênia, Luciana Borges e Maria Helena de Paula.

Catalão, UFG, 2015. P. 502-513. https://conpeex.ufg.br/up/850/o/ANAIS_SINALEL_COMPLETOS_Vers%C3%A3o_Final.pdf

SANTOS, Valdenildo. Semiótica Como Objeto Modal para uma Leitura Crítica. (ABRALIN

EM CENA, 2012, p. 1-15).

__________________ O Ensino de Inglês por meio da Música via Programa Radiofônico.

Diálogos Pertinentes, Revista Científica de Letras, Franca, São Paulo, vol. 8, n°1, p. 48-69.

Jul/Dez 2012b. http://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/viewFile/639/510

______________ Na Interface das Estratégias de Leitura Instrumental e a Leitura Crítica:

Reflexões e Sugestões. Diálogos Pertinentes, vol. 9, n° 2, Unifran, Universidade de Franca,

São Paulo, 2013. P. 62-83. http://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/view/778/602

______________ Semiótica e a formação de professores de português e literatura de Três

Lagoas. Anais do SIELP 2014. V. 3, n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2014. http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/11/78.pdf

SANTOS, V; SANTOS, A; HELENA, t. & AMORIN, A. P. Leitura Crítica na Escola

Pública Luiz Lopes de Carvalho. Diálogos Pertinentes, Revista Científica de Letras, Franca,

São Paulo, vol. 8, n°1, p. 48-69. Jul/Dez 2012b. v. 11, n. 1, p. 27-52, jan./jul. 2015.

SANTOS, V, AMORIN, A. P. T, QUEIROZ, G. P. Metacognição e semiótica como objetos

modais para a autonomia e abertura da percepção na Escola Pública de Três Lagoas. In.

Anais do Conelin. CONGRESSO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 4, 2016, Cornélio

Procópio. Caderno de resumos. Cornélio Procópio: UENP, 2016b. P. 272-291. https://drive.google.com/file/d/0BaXc3hIvevpcGZ6bXhUTTNpXzQ/view

SANTOS, Valdenildo & AMORIN, A. P. T. Gênero Histórias em Quadrinhos, Matacognição

e Semiótica como Motivação para Leitura e Escrita Críticas na Sala de Aula. In. Portuguese

Language Journal, A double-blind referred journal dedicated to current research on the

teaching and learning of Portuguese, Number 11, Fall 2017. Guess Editor Roza Bizarro.

AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese.

VIOLA, Paulinho. Sinal Fechado. V Festival da Música popular Brasileira. RCA Victor,

LCD-1214, 1969. Compacto Duplo. Lado B, Faixa 2. In. Mello, Zuza Homem de. A Era

dos Festivais. Uma Parábola. Editora 34. Coleção todos os cantos. São Paulo, 2003. P.

books.google.com › books › about › A_era_dos_festivais

Downloads

Publicado

2020-08-28