O TRABALHO COM A ADAPTAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA

Autores

  • Eliane Soares de Lima FFLCH-USP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n2.59987

Resumo

A modernização da sociedade, das tecnologias e, a partir daí, a ampliação do acesso às novas mídias têm colocado ao ensino na educação básica demandas cada vez maiores para o desenvolvimento das habilidades de leitura, análise e escrita. O diálogo entre o verbal e o visual – e, de maneira mais ampla, entre as diversas linguagens – passa a ocupar nesse domínio um lugar de destaque, como comprovam as orientações da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. A exigência agora é extrapolar o conteúdo dos textos, lançando luz também ao seu plano de expressão, com textos correspondentes à diversidade das práticas comunicativas contemporâneas. Isso coloca ao professor o desafio não só da seleção diversificada dos textos, mas, principalmente, da forma com a qual eles serão trabalhados em sala de aula, uma vez que os discursos neles enunciados são manifestados por variadas situações de enunciação, cada qual com suas especificidades discursivo-textuais. Assim, tomando o trabalho com as adaptações literárias na escola como uma estratégia didática eficaz para realização efetiva de práticas de multiletramentos, interessa-nos mostrar as contribuições que a Semiótica Discursiva pode oferecer ao enfrentamento desses desafios.

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Publicado

2021-08-03