REFLEXÕES SEMIÓTICAS SOBRE O TEXTO POÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.46v27n1.61328Palavras-chave:
Texto poético, Linguística, Semiótica discursivaResumo
Neste breve ensaio, pretende-se traçar algumas reflexões acerca do texto poético, correlacionando princípios filosóficos, linguísticos e semióticos que se podem reconhecer como colaboradores para a compreensão dos discursos nele presentes. Partimos, principalmente, do pensamento de base aristotélica e que nos permitiu compreender a dinâmica de apreensão da realidade pelo sujeito através dos sentidos. Assim, de acordo com essa linha de pensamento, é possível agregar o conhecimento sensível ao conhecimento inteligível, perspectiva que, de algum modo, influenciou a semiótica discursiva, sobretudo em diversos desdobramentos do texto poético. No desenvolvimento do estudo, discutem-se ainda as contribuições da linguística, no que diz respeito às formulações originadas com a abordagem do signo saussuriano, revista e ampliada por outros estudiosos da área, na aplicabilidade do texto poético. É desse modo que, finalmente, chegamos à semiótica discursiva, apresentando as principais linhas de concepção do texto poético na visão dessa vertente teórica, bem como destacando alguns daqueles que se ocuparam da questão a partir desse viés de estudos.
Downloads
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Ática, 2005.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1990.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995.
COQUET, Jean-Claude. Poética e Linguística. In: GREIMAS, A.J.. Ensaios de semiótica poética. São Paulo: Cultrix, 1975.
DELAS, Daniel; FILLIOLET, Jacques. Linguística e poética. São Paulo: Cultrix, 1975.
FONTANILLE, Jacques. Semiótica do Discurso. São Paulo: Contexto, 2012.
FIORIN, José Luiz. Em busca do sentido – estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2012.
_____. A semiótica discursiva. In: LARA, Glaucia M. P.; MACHADO, Ida Lucia; EMEDIATO, Wander (orgs.). Análises do discurso hoje. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
GREIMAS, A. J. e COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2012.
_____. Ensaios de semiótica poética. São Paulo: Cultrix, 1975.
HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975.
JAKOBSON, Roman. Linguística. Poética. Cinema. São Paulo: Perspectiva, 2004.
LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
SAUSSURE, Ferdinand. de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.