O ENSINO DA LIBRAS NO BRASIL

CAMINHO PARA INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Alexandre Antonio Timbane Professor da Universidade de Integração Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras http://orcid.org/0000-0002-2061-9391
  • Everton Pereira da Silva Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.46v27n1.62281

Palavras-chave:

Libras, Elis, Surdo, Ensino, Inclusão

Resumo

A Libras é um sistema linguístico coeso, com estrutura e organização diferentes com as línguas orais. A nossa sociedade é preconceituosa com relação ao diferente, por isso muitos surdos não têm oportunidades. Daí se questiona, qual seria o papel da escola na redução do preconceito? A pesquisa visa discutir teorias e metodologias de ensino que possam apoiar um ensino de qualidade. É uma pesquisa bibliográfica. A Lei Federal 10.436/2002 obriga a implantação da Libras nos currículos dos cursos de IES. O sistema brasileiro de Escrita das Línguas de Sinais, ELiS utiliza visografemas (BARROS, 2007; CARVALHO et al. 2016). A ELiS privilegia privilegia a Configuração de Dedos, a Orientação da Palma, o Ponto de Articulação e o Movimento. A educação inclusiva exige das escolas regulares e dos profissionais da educação uma formação do professor com qualidade para que possa responder prontamente o ensino de Libras no Brasil. O Estado Brasileiro deve estabelecer políticas públicas que ajudem na inclusão da comunidade surdos em todos sistemas de ensino, assim como a formação de professores qualificados para atender essa minoria populacional excluída.

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Biografia do Autor

Alexandre Antonio Timbane, Professor da Universidade de Integração Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras

Pós-Doutor em Linguistica Forense (UFSC), Pos-Doutor em Estudos Ortograficos(UNESP), Doutor em Linguistica e Lingua Portuguesa(UNESP), Bacharel em Linguistica e Literatura moçambicana Univ.Eduardo Mondlane), Licenciado em Ensino de Francês (Univ.Pedagogica),

Everton Pereira da Silva, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor de LIBRAS na Secretaria de Educação de São Francisco do Conde (BA), graduando em Letras e Língua Portuguesa na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(Campus dos Malês).

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Publicado

2022-04-23