CONSIDERAÇÕES SOBRE GESTOS DA FALA

CONTÍNUO DE KENDON, DIMENSÕES E O SISTEMA INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.46v27n1.62399

Palavras-chave:

Gesto, Fala, Sistema integrado

Resumo

Os gestos estão fortemente conectados à fala e a natureza dessas interações tem atraído uma atenção considerável de pesquisadores nas áreas de linguagem e multimodalidade. Apresentamos, neste trabalho, alguns conceitos explanatórios sobre o contínuo de Kendon relacionados à taxonomia (gesticulações, gestos preenchedores, emblemas, pantomimas e línguas de sinais), com base nos trabalhos de McNeill (1992, 2002, 2006, 2015) e demais autores, bem como sobre uma tipologia (dimensões) mais específica que considera os gestos icônicos, metafóricos, dêiticos e ritmados. Além disso, serão contemplados alguns aspectos relacionados à abordagem do gesto e da fala como um sistema integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evangelina Maria Brito de Faria, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1982), mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). É professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, membro da Pós-Graduação de Linguística (PROLING) da UFPB, atuando na área de Aquisição da Linguagem. Interessa-se pelos processos de aquisição e desenvolvimento da fala e da escrita.É líder do Núcleo de Estudos em Alfabetização em Linguagem e em Matemática, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Faz parte do banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). 

Referências

ANDONEGI, Asier Romero; LEJARETA, Aintzane Etxebarria; DELGADO, Irati de Pablo; ANDONEGI, Ainara Romero. Interrelación entre gestos y vocalizaciones en funciones comunicativas tempranas: Evidencias desde la lengua vasca. In: Revista Signos. Estudios de Lingüística, ISSN 0718-0934, 2017. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-09342017000100005. Acesso em: 02 maio 2020.

CAVALCANTE, Marianne C. B. A matriz gesto-fala em aquisição da linguagem: Observando o diálogo em manhês. In: Anais da ABRALIN 40 anos. VI Congresso Internacional da ABRALIN. João Pessoa: Idéia, 2009, v. 1. p. 2425-2434. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009/PDF/Marianne%20C.%20B.%20Cavalcante%20-%20ok.pdf. Acesso em: 16 jul. 2020

CAVALCANTE, Marianne C. B. Contribuições dos estudos gestuais para as pesquisas em aquisição da linguagem. In: Linguagem & Ensino, Pelotas, v.21, n. esp., |VIII SENALE| p. 5-35-, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/viewFile/15199/9377. Acesso em: 16 jul. 2020.

CAVALCANTE, Marianne C. B; BRANDÃO, Lavínia Wanderley Pinto. Gesticulação e fluência: contribuições para a aquisição da linguagem. In: Cadernos de Estudos Linguísticos - (54.1), Campinas, Jan./Jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636971. Acesso em: 16 jul. 2020.

CAVALCANTE, Marianne C. B; BARROS, Andressa T. M. de C.; SILVA, Paula M. S. da; NÓBREGA, Paulo V. Ávila. Gestualidade como uma pista importante da fluência infantil. In: Revista Prolíngua – ISSN 1983-9979. Volume 10 - Número 1 - jan/fev de 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/27586. Acesso em: 16 jul. 2020.

CHURCH, R. B.; GOLDIN-MEADOW, S. The mismatch between gesture and speech as an index of transitional knowledge. Cognition, 23, 43-71, 1986.

GOLDIN-MEADOW, S. Hearing Gesture: How our hands help us to think. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2003.

GULLBERG, Marianne; BOT, Kees de; VOLTERRA, Virginia. Gestures and some key issues in the study of language development. In: Gesture 8:2. John Benjamins Publishing Company, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/50809633_Gesture_and_some_key_issues_in_the_study_of_language_development. Acesso em: 02 maio 2020.

KELLY, S. D.; ÖZYÜREK, A.; MARIS, E. Two sides of the same coin: speech and gesture mutually interact to enhance comprehension. In: Psychol. Sci. 21, 260 – 267, 2010. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0956797609357327. Acesso em: 02 maio 2020.

KENDON, A. Gesticulation and speech: two aspects of the process of utterance. In: The relationship of verbal and nonverbal communication (ed. M Ritchie Key), p. 207–227. The Hague, The Netherlands: Mouton, 1980. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333191227_Gesticulation_and_Speech_Two_aspects_of_the_process_of_utterance. Acesso em: 27 jun. 2020.

KENDON, A. Gesture: Visible Action as Utterance. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

MCNEIL, Nicole M; EVANS, Julia L; ALIBALI, Martha W. The Role of Gesture in Children’s Comprehension of Spoken Language: Now They Need It, Now They Don’t. In: Journal of Nonverbal Behavior, 24, 131–150, 2000. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1006657929803. Acesso em: 27 jun. 2020.

MCNEILL, David. Hand and Mind: What gestures reveal about thought. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

MCNEILL, David. Language and Gesture. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

MCNEILL, David. Gesture and language dialectic. In: Acta Linguistica Hafniensia. University of Chicago, 34, 7-37, 2002. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03740463.2002.10414607. Acesso em: 27 jun. 2020.

MCNEILL, David. Gesture: a psycholinguistic approach. In: The Encyclopedia of Language and Linguistics. 2006, p. 1-15. Disponível em: http://mcneilllab.uchicago.edu/pdfs/gesture.a_psycholinguistic_approach.cambridge.encyclop.pdf. Acesso em: 27 jun. 2020.

MCNEILL, David. Why We Gesture: The Surprising Role of Hand Movements in Communication. Cambridge University Press, 2015.

ÖZYÜREK, A. Hearing and seeing meaning in speech and gesture: insights from brain and behaviour. In: Phil. Trans. R. Soc. B, 369: 20130296, 2014. Disponível em: https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rstb.2013.0296. Acesso em: 02 maio 2020.

SUÁREZ, Félix E. Relación entre el componente gestual y el componente sintáctico en narraciones orales. In: Boletín de Linguística, XXIII/35-36 /Jan-Dez, 2011: 101-122. Disponível em: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0798-97092011001200006. Acesso em: 16 jul. 2020.

TELLIER, Marion. The development of gesture. de Bot. In: Language development over the lifespan, Routledge, pp.191-216, ffhal-00378850f, 2009. Disponível em: https://hal.archivesouvertes.fr/hal-00378850. Acesso em: 16 jul. 2020.

VAN DIJK, Teun. El estudio del discurso. In: VAN DIJK, Teun (Org.). El discurso como estructura y proceso, 21-65. Barcelona: Gedisa, 2000. Disponível em: http://padron.entretemas.com.ve/cursos/AdelD/unidad1/1EstudioDiscurso.pdf. Acesso em: 16 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2022-04-23