ANÁLISE SEMIÓTICA TENSIVA NO CONTO “PAI CONTRA MÃE”, DE MACHADO DE ASSIS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.47v28n2.66265Resumo
A presente pesquisa visa a analisar o conto “Pai Contra Mãe”, publicado em 1906 e escrito por Machado de Assis, a partir da teoria semiótica tensiva, de Claude Zilberberg, tendo em vista os valores que circunscrevem a obra, o sensível e a afetividade presentes no contexto do percurso literário, assim como as dimensões e subdimensões subjetivas que fazem parte dessa “gramaticalização” semiótica do conteúdo. Para essa análise, focaremos nos valores de absoluto promovidos pela triagem do regime de exclusão em detrimento dos valores de universo que orientam a mistura do regime de participação; exploraremos o andamento e a tonicidade do eixo de intensidade, tal qual a temporalidade e a espacialidade pertencentes ao eixo de extensidade; finalizando, portanto, nos aspectos de ascendência ou descendência que ordenam o sobrevir do acontecimento central do conto. O estudo se justifica para uma visão mais sensível, reflexiva e crítica referente ao regime de exclusão racial e consequentemente social, sobretudo sob o viés dos princípios que regem a linha teórica da tensividade.
Palavras-chave: Semiótica; Tensividade; Valores de Absoluto; Triagem; Conto.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Pai Contra Mãe. In: Relíquias da Casa Velha. 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1906.
FIORIN, José Luiz. Algumas Considerações Sobre o Medo e a Vergonha. Cruzeiro Semiótico, nº 16, p. 55-63, 1992.
FONTANILLE, Jacques; ZILBERBERG, Claude. Tensão e Significação. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Discurso Editorial: Humanitas/FFLCH/USP, 2001.
FONTANILLE, Jacques. Semiótica do Discurso. Trad. Jean Cristtus Portela. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
TATIT, Luiz. Análise Semiótica Através das Letras. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
TATIT, Luiz. Passos da Semiótica Tensiva. São Paulo: Ateliê Editorial, 2019.
TATIT, Luiz. Bases do Pensamento Tensivo. Revista Estudos Semióticos (USP), v. 15, p. 11-26, 2019. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/156045/152316>. Acesso em: 10 de março de 2023.
TATIT, Luiz. Claude Zilberberg e a Prosodização da Semiótica. Actes Sémiotiques, v. 123, p. 123, 2020. Disponível em: <https://www.unilim.fr/actes-semiotiques/6466&file=1>. Acesso em: 12 de março de 2023.
ZILBERBERG, Claude. Elementos de Semiótica Tensiva. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.