FORMAÇÃO LEITORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

POSSIBILIDADES PELO VIÉS DA SEMIÓTICA

Autores

  • Maria Nazareth de Lima Arrais Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.47v28n01.66315

Palavras-chave:

Semiótica, Leitura, Educação básica

Resumo

Para a construção do conhecimento, a frequência da leitura é uma prática necessária,seja na esfera escolar ou fora dela. E esta é uma preocupação constante de especialistas da área: como promover a leitura em sala de aula de educação básica de
modo que os alunos se tornem protagonistas dessa ação para além da instituição educativa? Pensando que a frequência do ato de ler agregada ao gostar substancia a promoção de um leitor competente, este texto propõe fomentar o debate sobre a contribuição que a semiótica do discurso de base greimasiana pode oferecer para a formação leitora na educação básica. Para tanto, buscamos apoio especialmente nos estudos de pesquisadores que acreditam nas possibilidades de aplicação didática da semiótica para a leitura e a produção do texto em sala de aula, a exemplo de Fiorin (2004; 2011), Simões e Melo (2011), Barros (2011), Teixeira (2014; 2021), Lima (2021), além de Rastier (2010; 2015)sobre educação e dívida simbólica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Para este texto, partimos da ideia de que é possível se utilizar da semiótica como uma metodologia para ajudar o despertardo aluno para a prática que estimula o gosto pela leitura, uma vez que, sabendo o que explorar no texto, o/a leitor/a se sente mais motivado para lê-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2005.

BARROS, Diana Luz Pessoa. Estudos do discurso. In: FIORIN, J. L. (Org). Introdução à linguística. II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2011.

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. São Paulo: Edusc, 2003.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 15 ed. São Paulo: Contexto- Edusp, 2014.

FIORIN, José Luiz. Linguística e pedagogia da leitura. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 107-117, 1º sem. 2004.

GREIMAS, Algirdas Julien.; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Cultrix, 2008.

RASTIER, François. Ação e sentido por uma semiótica das culturas. João Pessoa: Ideia/ Editora Universitária, 2010.

RASTIER, François. Semiótica da transmissão. In.: BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita; RASTIER, François. Semiótica e Cultura: dos discursos aos universos construídos. João Pessoa: Editora UFPB, 2015.

RIBEIRO, Fabiana Patrícia Lovato; LIMOLI, Loredana. Teoria semiótica: uma alternativa para o ensino de leitura. Anais do 6º Encontro Celsul - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2004.

SANTAELLA, Lúcia. Leitura de imagens. São Paulo, Melhoramentos, 2012.

SIMÕES, DarciliaMarindir Pinto; MELO, Eliana Meneses de. Pelo olhar da semiótica: leitura e produção de texto. Caderno Seminal Digital Ano 17, nº 16, V. 16 (Jul.- Dez/2011) – ISSN 1806-9142.

TEIXEIRA, Lucia; FARIA, Karla; SOUSA, Silvia Maria de. Textos multimodais na aula de português: metodologia de leitura. Desenredo: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v.10, n.2, p.324-336, jul/dez 2014. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/4295/3095.

SOUSA, Sílvia Maria de; TEIXEIRA, Lucia. Contribuições da Semiótica às práticas de multiletramento. Estudos Semióticos, 15(2), 46-62, dez 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.165201. Acesso em: 05 mai. 2021.

Downloads

Publicado

2023-04-01