SEMIÓTICA DISCURSIVA E LEITURA

UMA BREVE ANÁLISE DO LIVRO-IMAGEM ONDA (SUZY LEE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.47v28n2.66866

Palavras-chave:

Análise semiótica, Percurso Gerativo do Sentido, Onda (Suzy Lee)

Resumo

Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo analisar semioticamente o livro-imagem Onda (Suzy Lee) a partir do Percurso Gerativo do Sentido, considerando a característica semissimbólica do texto, ou seja, o diálogo indissociável entre as categorias do plano de expressão e as categorias do plano de conteúdo. A análise revelou que Onda (Suzy Lee) aborda a isotopia da infância como a passagem do estado de não saber para o estado do saber figurativizada pela experiência da descoberta do mar por uma garotinha. No texto, a artista mobiliza os formantes plásticos, os formantes figurativos e o próprio projeto gráfico-editorial, explorando as diferentes partes que compõem o livro-objeto (a capa, contracapa, folha de guarda, dobra), para fabricar o sentido da narrativa. Para alcançar tal objetivo, debruçamo-nos nos estudos de autores como Barros (2005), Fiorin (1990), Lara & Matte (2009), Floch (2001), Girão (2014; 2017) e Pietroforte (2020).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sulemi Fabiano Campos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED do Departamento de Letras da UFRN.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. São Paulo: Ática, 2002.

BERTRAND, Denis. Caminhos da Semiótica literária. – Bauru, SP: EDUSC, 2003.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2ª ed. – São Paulo: Editora Ática, 1999.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise de discurso. 2ª ed. – São Paulo: Contexto, 1990.

FIORIN, José Luiz & SAVIÓLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 5ª ed. – São Paulo: Ática, 2006.

FIORIN, José Luiz & SAVIÓLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2000.

FLOCH, Jean Marie. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Documentos de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, São Paulo, 2001.

FLOCH, Jean-Marie. Semiótica plástica e linguagem publicitária: análise de um anúncio da campanha de lançamento do cigarro “News”. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia. (Org.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

GIRÃO, Luis Carlos Barroso de Sousa. A narrativa pictórica na “trilogia da margem” de Suzy lee. Oriente-se: Ampliando Fronteiras. Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental, 2014, São Paulo. Anais. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2014 (p. 720 - 732).

GIRÃO, Luis Carlos Barroso de Sousa. Margem à mostra: limiares narrativos em Suzy Lee e Angela Lago. Dissertação de Mestrado. Programa de Estudos Pós-graduados em Literatura e Crítica Literária. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil, 2017. 108p.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS. J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2011.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Petropólis: Vozes, 1975.

LARA, G. M. P.; MATTE, A. C. F. Ensaios de Semiótica: aprendendo com o texto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

LEE, Suzy. Onda. – 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2017.

OLIVEIRA, Ana Claudia de. Visualidade, entre significação sensível e inteligível. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 107-122, jul./dez. 2005.

PIETROFORTE, Antonio Vicente. Análise do texto visual: a construção da imagem. – 2. ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2022.

PIETROFORTE, Antonio Vicente. Semiótica Visual: os percursos do olhar. – 3. ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2020.

TEIXEIRA, Lúcia. Leitura de textos visuais: princípios metodológicos. In: BASTOS, Neusa Barbosa (org.). Língua Portuguesa: lusofonia – memória e diversidade cultural. São Paulo. EDUC, 2008, p. 299-306.

Downloads

Publicado

2023-07-14