HEINRICH SCHENKER
UMA CONSCIÊNCIA SEMIÓTICA SOBRE DER GEIST DER MUSIKALISCHEN TECHNIK (1895)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.47v28n2.67332Resumo
Tradução do original francês. HEINRICH SCHENKER- Une conscience sémiotique a propos de Der Geist der musikalischen Technik de Meeùs, NICOLAS. Universidade Sorbonne – IReMu, publicado na Acta Semiotica et Lingvistica – Vol 28 – Nº 1 – Ano 47 (2023).
Der Geist der musikalischenTechnik é o primeiro grande trabalho teórico de Schenker que mostra como as técnicas musicais moldam a consciência e a sensibilidade. É uma reflexão sobre a relação entre música e linguagem que alimentará todas as suas obras posteriores e que pressagia reflexões sobre a semiótica geral do século XX. O artigo a seguir examina os dois pontos principais. O primeiro se centra na importância, na música, da repetição de motivos, que Schenker chama de “palavras musicais” (Tonwörte) e que formam uma isotopia da expressão musical; no segundo, tem-se o papel da imaginação criadora (Phantasie), um
guia melhor que a lógica porque a música não pode ser baseada em referências mundanas. O artigo termina com uma breve reflexão sobre a semiose introvertida, que poderia ser um modelo de semiótica geral melhor do que a linguagem verbal.
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