Benefício para quem?
Políticas públicas de turismo e seu impacto em uma comunidade rural do Litoral Norte da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2021v1n12.57892Resumo
As políticas públicas implementadas no Litoral Norte da Bahia, a partir da década de 1970, tinham como pauta o desenvolvimento turístico na região. Por meio de um estudo de caso, de cunho qualitativo, baseado numa perspectiva socioetnográfica, procuramos relacionar como a chegada de megaempreendimentos hoteleiros tem impactado social, econômica, ambiental e culturalmente a comunidade rural Curralinho. Assim, ao movimento migratório são inseridas novas rotas e outras têm o seu sentido reestruturado por conta da nova configuração econômica e espacial. Conclui-se que o turismo acarretou rupturas gradativas e mudanças permanentes e irreversíveis na estrutura organizacional deste grupo no que diz respeito às atividades econômicas tradicionais, à sociabilidade, à ocupação territorial e às rotas migratórias. O Curralinho se viu impelido a internalizar novas concepções de mundo e a recriá-las como forma de resistência para sobreviver enquanto grupo tradicional.
PALAVRAS-CHAVE: Comunidade Rural. Turismo. Migração. Litoral Norte da Bahia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).