As renovações nas formas narrativas e de apresentação dos telejornais como lógicas de aproximação com os telespectadores
Palavras-chave:
Jornalismo, Telejornalismo, Renovação, Linguagem, Participação.Resumo
O desenvolvimento da televisão, delimitado (principalmente) pelas mudanças tecnológicas e pelos processos de convergência, tem demandado novos desafios às emissoras, que estão sendo forçadas a reverem seus modelos de comunicação. Os telejornais, por exemplo, que se diferenciam de outros programas por pertencerem a um gênero que tem o caráter de seriedade como tom principal, tentam estabelecer uma relação mais próxima com a audiência, com bastante frequência. O presente trabalho discute sobre a estratégia de renovação que as emissoras têm encontrado para fugir de um formato “engessado” de apresentação, produzindo ênfases mais argumentativas e provocando sentidos de conversação – na tentativa de incluir o telespectador no enunciado. Observaremos que essa estratégia se materializa não só com a produção de linguagem conversada, performática e menos narrada, mas até mesmo com a readaptação do cenário, que dá mobilidade aos jornalistas.
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