Versos e rimas que ensinam História: uma proposta de discussão étnica para os campos do jornalismo e da educomunicação
Palavras-chave:
Jornalismo, Vídeo, Debate étnico-racial, Participação cidadã, Identidade cultural.Resumo
Este artigo, deriva das discussões empreendidas no grupo de pesquisa (Decom/UEPB) “comunicação, cultura e desenvolvimento” e propõe investigar a percepção do vídeo de animação “O cabelo da Lelê” como instância interativa de produção, circulação e agenciamento de sentidos em contextos de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental, considerando os enfoques histórico-culturais e a discussão étnico-racial que o permeiam. Com poeticidade, o vídeo entrelaça a abordagem do racismo entre versos e rimas visibilizando conteúdos pedagógicos oportunos para a discussão de temáticas relacionadas à História da África e à consciência negra. Dessa narrativa emergem interfaces que configuram os produtos ficcionais como importantes espaços que oferecem múltiplas possibilidades educativas e participação cidadã.
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