Jornalismo de Agências na Era da Mobilidade: estratégias e experiências em busca de inserção

Autores

  • Isadora Ortiz de CAMARGO Universidade de São Paulo - Brasil
  • Pedro AGUIAR Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Palavras-chave:

Agências de Notícias, Jornalismo de Mobilidade, Aplicativos de Notícias.

Resumo

O artigo identifica estratégias das agências de notícias para a diversificação de seus produtos jornalísticos em plataformas móveis, à luz das particularidades que caracterizam o jornalismo de agências. Com base em análises mais recentes do jornalismo produzido por agências na era digital, põem-se à prova os conceitos canônicos das mesmas como “atacadistas de notícias” com função econômica na ação de noticiar e suas características de velocidade, centralidade e linearidade em face dos desafios gerados pela mobilidade, que impactam tanto as rotinas de produção nas redações das agências quanto seu mercado e clientela como setor econômico. Faz-se, ao fim, uma comparação estrutural entre aplicativos de plataformas móveis de cinco agências de notícias de porte global (Reuters, AP, AFP, EFE e Lusa), a fim de salientar como estas empresas têm ingressado no segmento mobile.

DOI: 10.21204/2359-375X/ancora.v3n2p31-49

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Biografia do Autor

Isadora Ortiz de CAMARGO, Universidade de São Paulo - Brasil

Jornalista. Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo. Editora-júnior da Agência EFE em São Paulo. Contato: camargoisadora@yahoo.com.br

Pedro AGUIAR, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Jornalista. Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação pela em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Contato: pedreco@gmail.com

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Publicado

2016-09-29

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