Jornalismo de Agências na Era da Mobilidade: estratégias e experiências em busca de inserção
Palavras-chave:
Agências de Notícias, Jornalismo de Mobilidade, Aplicativos de Notícias.Resumo
O artigo identifica estratégias das agências de notícias para a diversificação de seus produtos jornalísticos em plataformas móveis, à luz das particularidades que caracterizam o jornalismo de agências. Com base em análises mais recentes do jornalismo produzido por agências na era digital, põem-se à prova os conceitos canônicos das mesmas como “atacadistas de notícias” com função econômica na ação de noticiar e suas características de velocidade, centralidade e linearidade em face dos desafios gerados pela mobilidade, que impactam tanto as rotinas de produção nas redações das agências quanto seu mercado e clientela como setor econômico. Faz-se, ao fim, uma comparação estrutural entre aplicativos de plataformas móveis de cinco agências de notícias de porte global (Reuters, AP, AFP, EFE e Lusa), a fim de salientar como estas empresas têm ingressado no segmento mobile.
DOI: 10.21204/2359-375X/ancora.v3n2p31-49
Downloads
Referências
AGUIAR, Pedro. “Marx explica a Reuters” In: SILVA JR, José Afonso. ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane. AGUIAR, Pedro (orgs.). Agências de Notícias: perspectivas contemporâneas. Recife: EdUFPE, 2014.
AGUIAR, Pedro. REGO, Rafael. Jornalismo de Agências x Internet: diálogos e conflitos. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Anais... São Paulo: ECA/USP, 2009.
ARTUCH Iriberri, Maria José. Señas de Identidad de las Agencias de Noticias en la Era Digital. Cuadernos de Periodistas, Madrid/Asociación de la Prensa de Madrid, n. 20, p. 28-30, jul. 2010.
BOYD-BARRETT, Oliver. As Agências de Notícias na Turbulenta Era da Internet. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo/UMESP, v. 33, n. 57. jan./jun. 2012.
BOYD-BARRET, Oliver; RANTANEN, Terhi. “Global and National News Agencies: opportunities and threats in the age of the Internet”. In: BRIGGS, A., and COBLEY, P. (orgs.). The Media: an introduction. 2. ed. Londres: Longman, 2002.
BOYD-BARRET, Oliver; RANTANEN, Terhi. “News Agencies as News Sources: a re-evaluation” In: PATERSON, Chris; SREBERNY, Annabelle (orgs). International News in the 21st Century. Londres: John Libbey/University of Luton Press, 2004.
CAMARGO, Isadora Ortiz de. Caracterizações, processos de produção e tendências do jornalismo em mobilidade: um estudo de caso do The New York Times. 2015. Dissertação [Mestrado em Ciências da Comunicação] – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. v.1. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GRIESSNER, Christoph. News Agencies and Social Media: a relationship with a future? (monografia). Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism/Universidade de Oxford, 2012.
MEJÍA Ramos, Jairo. Reinventing the Wire: how to prepare for constant disruptions (monografia). Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism/Universidade de Oxford, 2014.
MURO Benayas, Ignacio. Globalización de la Información y Agencias de Noticias: entre el negocio y el interés general. Barcelona: Paidós, 2006.
PATERSON, Chris. News Agency Dominance in International News on the Internet. In: SKINNER, D., COMPTON, J. & GASHER, M. (orgs.) Converging Media, Diverging Politics: A Political Economy of News in the United Statesand Canada. Lexington: Rowman and Littlefield, 2005. p. 145-164.
UNESCO. Final report of the Workshop on News Agencies in the Era of the Internet. Paris: UNESCO, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.