Fotojornalismo Esportivo e a derrota do Brasil para a Alemanha no Mundial de 2014: imagens de choro e lágrima nas capas de quatro jornais brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2017v4n1.35847Palavras-chave:
Fotojornalismo, Jornais brasileiros, Jornalismo de Esportes, Fotografia, Copa do Mundo.Resumo
O futebol é um esporte de grande apelo de audiência no Brasil. Muitas são as formas de representação e formações discursivas produzidas sobre esse esporte pelos canais midiáticos. Dentre esses meios, os jornais impressos elaboram suas estratégias com o objetivo de sensibilizar sua audiência. Buscando oferecer uma análise crítica sobre as relações entre esporte e meios de comunicação, propomos analisar as capas de quatro jornais nacionais (A Gazeta, Correio do Estado, Jornal de Brasília e Correio Braziliense), edições de 9 de julho de 2014, que trouxeram a cobertura do jogo Brasil 1 x 7 Alemanha pela Copa do Mundo Fifa 2014. Tomando o documento fotográfico como ponto central das nossas análises, detectamos a recorrência de imagens de choro e lágrima para retratar as repercussões do jogo que foi considerado a derrota das derrotas, segundo o próprio discurso midiático.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, Mikhail [VOLOSHINOV]. Le discours dans la vie e le discours das la poésie. Contribution à une poétique sociologique. Tradução do russo por Georges Philippenko. In.: TODOROV, Tzvetan. Mikhaïl Bakhtine: le principe dialogique - suivi de écrits du cercle de Bakhtine. Paris: Éditions du Seuil, 1981. p. 181-21.
BARTHES, Roland. A câmara clara. 7. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Rio de Janeiro: F. Alves, 1981.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. 2. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens. Lisboa: Cotovia, 1990.
CARLOS, Neide Maria. Fotojornalismo esportivo e cobertura da derrota: uma análise das representações do Brasil 1 x 7 Alemanha em jornais brasileiros. Bauru: Unesp, 2016. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/144360/carlos_nm_me_bauru.pdf?sequence=3&isAllowed=y >. Acesso em: 2 mar. 2017.
CARLOS, Neide Maria. O Fotojornalismo Esportivo e as interpretações de uma derrota: algumas imagens do Brasil 1 X 7 Alemanha no Mundial de 2014. Anais Intercom 2016. Disponível em:
< http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1851-1.pdf >. Acesso em: 2 mar. 2017.
DUARTE, Elizabete Bastos. Fotos e grafias. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2000.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
ECO, Umberto. A estrutura ausente. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Editora Perspectiva, 1971
FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 1, n. 1, p. 115-126, 1o sem. 2009. São Paulo, 2009.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A dança dos deuses: futebol, cultura, sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GURAN, Milton. Linguagem fotográfica e informação. 2. Ed. Rio de Janeiro: Gama Filho, 1999.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. São Paulo: Papirus, 1996.
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.
SODRÉ, M. As Estratégias Sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.
TOLEDO, Luiz Henrique. Torcer: a metafísica do homem comum. Revista de História, n. 163, p. 175-189, jul./dez. São Paulo, 2010.
VILCHES, Lorenzo. La lectura de la imagen: prensa, cine, televisión. Barcelona: Paidós, 1992.
VINCENT-BUFFAULT, Anne. História das Lágrimas. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.