JORNALISMO DE ESPORTES: o campo, o corpo e a comunicação

Autores

  • Edônio Alves do NASCIMENTO [Editor Convidado] Universidade Federal da Paraíba - Brasil
  • Pedro NUNES Filho Universidade Federal da Paraíba - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2017v4n1.35948

Palavras-chave:

Jornalismo de Esportes, Coberturas Jornalísticas Esportivas, Imprensa Esportiva, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos.

Resumo

A Revista Latino-americana de Jornalismo – Âncora disponibiliza a sua sexta edição [V.4 N.1] sob o título JORNALISMO DE ESPORTES: o campo, o corpo e a comunicação. A iniciativa editorial do periódico científico representa mais uma conquista do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, e se inscreve no conjunto de ações acadêmicas desenvolvidas com vistas à sua inserção regional, nacional e internacional. Outro fator importante é que a Revista ÂNCORA acaba de ser avaliada pelo sistema Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com os conceitos B1 na área de Educação e B4 na grande área de Comunicação e Informação. Já com essa primeira avaliação será possível ampliarmos a nossa interlocução interinstitucional, notadamente com a América do Sul, América do Norte e Europa. Essa presença externa já pode ser constatada com o quantitativo de artigos submetidos, em regime de fluxo contínuo e através de Chamada Pública, para o Dossiê JORNALISMO DE ESPORTES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edônio Alves do NASCIMENTO [Editor Convidado], Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Jornalista. Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Mestre em Literatura Comparada também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Especialista em Mídia, Esporte e Cultura: Jornalismo Esportivo (UERJ - 2009). Professor Adjunto no Curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de mídia, com ênfase nas linguagens literária e jornalística. Autor dos livros “As Ligações Perigosas: relações entre literatura e jornalismo na década de 70 no Brasil” (2006), “A esfera como metáfora - representações do futebol no campo da literatura” (2015), dentre outras publicações.

Pedro NUNES Filho, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

JORNALISTA. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-doutorado em Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia, Cidadania e Acessibilidade. Organizador dos livros Mídias Digitais & Interatividade (2009), AUDIOVISUALIDADES, Desejo e Sexualidades (2012). Autor dos livros As relações estéticas no cinema eletrônico (1996), Cinema & Poética (1993). Colaborador de Interfaces jornalísticas: ambientes, tecnologias e linguagens (2011), dentre outros trabalhos acadêmicos na área de jornalismo, cinema e audiovisual. E-mail: tecnovisualidades@yahoo.com.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/5440364612074477

Downloads

Publicado

2017-09-01

Edição

Seção

Editorial | Editor's note | Editorial | Éditorial