EXPRESSIVIDADE NA FORMAÇÃO DE JORNALISTAS: contribuições da fonoaudiologia no contexto educacional

Autores

  • Regina Zanella PENTEADO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | Brasil
  • Marcia Reami PECHULA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2017v4n2.37286

Palavras-chave:

Educação, Comunicação, Expressividade, Fonoaudiologia, Jornalismo.

Resumo

O artigo destaca a temática da expressividade e a contribuição da Fonoaudiologia na formação do jornalista, contextualizada na disciplina curricular Laboratório de Voz e Expressividade de um curso de graduação em Jornalismo. Produções escritas, sonoras, imagéticas e textos acadêmicos configuram o ponto de partida para a análise, que prioriza as práticas educacionais da disciplina; e evidencia as transformações nela ocorridas, no sucessivo processo de reformulações curriculares, bem como os limites/dificuldades e perspectivas/possibilidades do trabalho com a expressividade e a saúde do jornalista. O estudo mostra a importância do trabalho com a expressividade na Educação Superior e subsidia processos de criação de espaços sociais educacionais formais para ampliação do espectro comunicativo/expressivo dos futuros profissionais, bem como para a formação de uma cultura voltada para o cuidado, a saúde e a qualidade de vida no trabalho em Comunicação.

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Biografia do Autor

Regina Zanella PENTEADO, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | Brasil

Pós-Doutora em Educação (Linguagem, Experiência, Memória e Formação) pelo Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Rio Claro (2017). Doutora em Saúde Coletiva (Área de Práticas de Saúde Pública; eixo: Educação em Saúde) pela Faculdade de Saúde Pública FSP/USP (2003). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Rio Claro. Contato: rzpenteado@uol.com.br

Marcia Reami PECHULA, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | Brasil

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2001). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Docente do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Rio Claro. Contato: mreami@rc.unesp.br

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Publicado

2018-06-01

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