O IMPEACHMENT DO JORNALISMO: clima de opinião e manipulação ideológica no golpe contra Dilma Rousseff
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n2.42862Palavras-chave:
Jornalismo, Manipulação ideológica, Impeachment.Resumo
Este trabalho investiga evidências de como o Jornal do Commercio construiu um clima de opinião favorável ao golpe parlamentar que derrubou a ex-presidente Dilma Rousseff. O corpus do trabalho foi a cobertura das manifestações sobre o impeachment da ex-presidente. Na análise confirmamos a hipótese de uma distorção sistemática das notícias visando legitimar a cassação, através de um clima de opinião em que a minoria populacional pertencente às elites é representada como majoritária, com o intuito de intimidar os defensores do mandato da presidente, descritos como minoritários, com a ameaça de isolamento, conforme o conceito da Espiral do Silêncio de Noelle-Neuman.Downloads
Referências
AGUIAR, S. Plim, plim contra a democracia. Caros Amigos. XIX, n. 81, 2016, p. 17-19.
ALIADOS de Lula e Dilma fazem manifestação em todos os estados. O Globo. 19 mar. 2016, p. 1
ATO anti-Dilma é o maior da história. Folha de S. Paulo, 14 mar. 2016, p. A1.
ATO em SP supera Diretas. Jornal do Commercio, 14 mar. 2016, p. 3.
ATO pró-governo reúne 95 mil na Paulista, calcula Datafolha. Folha de S. Paulo, 19 mar. 2016, p. A1.
BARBOSA, B.; MARTINS, H. Os atos pró-democracia e a narrativa do golpe na grande mídia. Carta Capital, 2016. Disponível em:
< https://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/os-atos-pro-democracia-e-a-narrativa-do-golpe-na-grande-midia > Acesso em: 17 jul. 2016.
BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1995.
BOBBIO, N. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
BRASIL vai às ruas contra Lula e Dilma e a favor de Moro. O Globo, 14 mar. 2016, p. 1.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006.
CHOMSKY, N. Mídia: propaganda política e manipulação. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
DUARTE, F. “Partidarismo” de mídia no Brasil deu peso a imprensa internacional, diz colunista da “Economist”. BBC Brasil. 28 abr. 2016. Disponível em:
< http://www.bbc.com/portuguese/brasil/2016/04/160426_michael_reid_economist_entrevista_fd > Acesso em 18 jul. 2016.
EDITORIAL. Jornal do Commercio, 17 mar. 2016.
EDITORIAL. Jornal do Commercio, 22 mar. 2016.
EVENTOS isolados pró-Dilma e Lula. Jornal do Commercio, 14 mar. 2016, p. 6
FAUSTO NETO, A. O impeachment da televisão : como se cassa o presidente. Rio de Janeiro : Diadorim, 1995.
GREGOLIN, M. Análise do discurso e mídia: (re)produção de identidades. In. Comunicação, mídia e consumo, v. 4, n. 11, 2007, p. 11-25. Disponível em < http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/issue/view/11/showToc> Acesso em: 25 ago. 2016.
HABERMAS, J. Direito e democracia: entre facticidade e validade. V. 2. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
HERMAN, E. A diversidade de notícias: “marginalizando” a oposição. In: TRAQUINA, N. Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1999.
LIMA, V. Mídia: crise política e poder no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.
MAIS um termômetro das ruas. Jornal do Commercio, 13 mar. 2016, p. 3
MIGUEL, L. Quatro poderes e um golpe. In. FREIXO, A.; RODRIGUES, T. (Orgs). 2016, o ano do Golpe. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2016, p. 96-115.
“NÃO tenho cara de quem vai renunciar”, Jornal do Commercio, 12 mar. 2016, p.1.
NÓBREGA, C. O olhar da imprensa internacional sobre o impeachment no Brasil. Carta Capital, 28 abr. 2016. Disponível em: < http://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/o-olhar-da-imprensa-internacional-sobre-o-impeachment-no-brasil > Acesso em: 15 set. 2016.
NOELLE-NEUMANN, E. La espiral del silencio – Opinião Pública: nossa pele social. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2003.
O GOLPE das ruas. Jornal do Commercio, 14 mar. 2016, p. 5.
PARA mudar o Brasil. Jornal do Commercio, 17 abr. 2016, p. 8.
PARK, R. Notícia e poder na imprensa. In: BERGER, C.; MAROCCO, B. (Orgs.). A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 71-82.
PROTESTO põe mais pressão sobre Dilma. Jornal do Commercio, 14 mar. 2016, p. 2.
REAÇÃO institucional. Jornal do Commercio, 18 mar. 2016, p. 6.
RECORDE também em PE. Jornal do Commercio, 14 mar. 2016, p. 4.
ROSS, Edward. A supressão das notícias importantes. In: BERGER, C.; MAROCCO, B. (Orgs.). A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa. Porto Alegre: Sulina, 2008, p. 87-102.
SEM caminho fácil. Jornal do Commercio, 15 mar. 2016, p. 6.
SOUZA, J. A radiografia do Golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: Leya, 2016.
UM “basta” das ruas a Dilma, Lula e PT. O Globo, 16 mar. 2016. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/opiniao/um-basta-das-ruas-dilma-lula-pt-18875454#ixzz4o9Ib9GMr > Acesso em 17 jul 2016.
VIZEU, A.; CORREIA, J. C. A construção do real no telejornalismo: do lugar de segurança ao lugar de referência. In: VIZEU, Alfredo (Org). A sociedade do telejornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007.
WILLIAM, R. Televisão: tecnologia e forma cultural. Petrópolis: Vozes, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.