SEM PODER, EXPLOSIVA E FORA DO BARALHO: discursos sobre a presidenta Dilma Rousseff em capas de revistas jornalísticas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n2.42865Palavras-chave:
Jornalismo, Dilma Rousseff, Jornalismo de Revista, Veja, IstoÉ, Época, Misoginia.Resumo
O artigo tem como objetivo refletir sobre a construção discursiva da presidenta Dilma Rousseff em capas de revistas de circulação nacional, atentando para as operações e efeitos de sentidos produzidos. Para tanto, são utilizados os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso (doravante AD) de orientação francesa, tomando o discurso como mecanismo de saber e poder que atua na constituição de imagens e imaginários. As análises revelam a utilização de filtros e modos de enunciação específicos em torno da discursivização da figura de Dilma publicizada pelas capas das revistas jornalísticas. Observam-se posicionamentos que buscam constituir a figura de Dilma como umapessoa com gênio explosivo, difícil de lidar, entre outras características que a fariam menos apta ao cargo de presidente, desvelando vieses misóginos e conservadores, os quais parecem estar inscritos em um movimento de sentido mais amplo que vem ganhando espaço e repercussão com a intensificação da crise política e econômica brasileira.Downloads
Referências
BENETTI, Marcia. Análise do discurso em jornalismo: estudo de vozes e sentidos. In: BENETTI, Marcia; LAGO, Claudia (Orgs.). Metodologia da pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2008.
DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada.. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013a.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2013b.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola: 2011.
GRANGEIRO, Claudia Rejane Pinheiro. Misoginia e anticomunismo na xilogravura de cordel. In: TASSO, Ismara; NAVARRO, Pedro (Orgs). Produção de identidade e processos de subjetivação em práticas discursivas. Maringá: Eduem, 2012. p. 161-181.
GREGOLIN, Maria do Rosário (Org.). Discurso e Mídia: a cultura do espetáculo. São Paulo: Claraluz, 2003.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
RODRIGUES, Adriano Duarte. Afinal o que é a mídia?.CISECO, Japaratinga (AL), 29 nov. 2015. Disponível em: < http://www.ciseco.org.br/index.php/artigos/279-afinal-o-que-e-a-midia >. Acesso em: 5 abr. 2016.
SARGENTINI, Vanice; SÁ, Israel. Discursos em luta: os usos e os sentidos do termo “presidenta” no debate político-midiático. In: CURCINO, Luzmara.; SARGENTINI, Vanice.; PIOVEZANI, Carlos. (In)subordinações contemporâneas: consenso e resistências nos discursos. São Carlos: EdUFSCar, 2016. p. 179-195.
SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2006.
SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda por que você foi enganado. Rio de Janeiro: Leya, 2016.
MENEZES, Kátia. O discurso da crise: resistências que produzem consensos. In: CURCINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice; PIOVEZANI, Carlos. (In)subordinações contemporâneas: consenso e resistências nos discursos. São Carlos: EdUFSCar, 2016. p. 159-177.
TAVARES, Frederico de Melo B., SCHWAAB, Reges. Revista e comunicação: percursos, lógicas e circuitos. In: TAVARES, Frederico de Melo B., SCHWAAB, Reges (Org.). A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tadeu Tomaz; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 7-72.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.