JORNALISMO TRANSMÍDIA E OS QUIZZES ELEITORAIS BRASILEIROS EM 2018

Autores

  • João Carlos MASSAROLO Universidade Federal de São Carlos | Brasil
  • Gustavo PADOVANI Universidade Federal de São Carlos | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n2.42869

Palavras-chave:

Jornalismo Multiplataforma, Plataformas eleitorais, Jornalismo Transmídia, Aplicativos Educacionais.

Resumo

O jornalismo multiplataforma desdobra o conteúdo em uma lógica transmídia oferecendo, por meio da cultura participativa, uma ampla possibilidade de acesso aos mais diversos perfis dos usuários. Deste modo, ao disponibilizar uma gama de ferramentas para a produção conteúdo textual e audiovisual, o jornalismo multiplataforma cria condições para ações socioeducativas. Essa parece ser a finalidade das plataformas de escolha eleitoral criadas para as eleições brasileiras de 2018. Neste trabalho pretende-se problematizar a lógica da montagem dos questionários no formato de quiz disponibilizados nas plataformas eleitorais. Busca-se, assim, verificar a lógica de escolhas implementadas dentro de seus dispositivos. 

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Biografia do Autor

João Carlos MASSAROLO, Universidade Federal de São Carlos | Brasil

Doutor e Mestre em Artes (Cinema e Vídeo) pela Universidade de São Paulo. Professor associado do Departamento de Artes e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do Grupo de Pesquisa GEMInIS e Editor responsável da Revista GEMInIS. Coautor do livro Desafios da transmídia: processos e poética (2018). Contato: massarolo@terra.com.br

Gustavo PADOVANI, Universidade Federal de São Carlos | Brasil

JORNALISTA. Mestre em Imagem e Som pela Universidade de São Carlos. Professor substituto do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar. Pesquisador do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS). Contato: guspado@gmail.com

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Publicado

2018-11-14

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