JORNALISMO TRANSMÍDIA E OS QUIZZES ELEITORAIS BRASILEIROS EM 2018
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n2.42869Palavras-chave:
Jornalismo Multiplataforma, Plataformas eleitorais, Jornalismo Transmídia, Aplicativos Educacionais.Resumo
O jornalismo multiplataforma desdobra o conteúdo em uma lógica transmídia oferecendo, por meio da cultura participativa, uma ampla possibilidade de acesso aos mais diversos perfis dos usuários. Deste modo, ao disponibilizar uma gama de ferramentas para a produção conteúdo textual e audiovisual, o jornalismo multiplataforma cria condições para ações socioeducativas. Essa parece ser a finalidade das plataformas de escolha eleitoral criadas para as eleições brasileiras de 2018. Neste trabalho pretende-se problematizar a lógica da montagem dos questionários no formato de quiz disponibilizados nas plataformas eleitorais. Busca-se, assim, verificar a lógica de escolhas implementadas dentro de seus dispositivos.
Downloads
Referências
ALZAMORRA, G.; TÁRCIA, L. Convergência e Transmídia: galáxias semânticas e narrativas emergentes em jornalismo. Brazilian Journalism Research, v. 8, n. 1, p. 201, 2012.
ALZAMORRA, Geane; RODRIGUÉS, Tacyana. “Fora Rede Globo”: a representação televisiva das “Jornadas de Junho” em conexões intermídia. Revista E-compós, Comunicação e Conflitos Políticos, v.17, n.1, 2014.
ANDERSON, C. A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
ALVES, M. Vai pra Cuba! - A Rede Antipetista na eleição de 2014. Rio de Janeiro: UFF, 2016 (Dissertação de Mestrado em Comunicação).
BOSCO, Francisco. A Vítima tem sempre razão? Lutas identitárias e o novo espaço público brasileiro. São Paulo: Todavia, 2017.
CASTELLS M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. São Paulo: Zahar, 2013.
COCOO, Giuseppe; CAVA, Bruno. Enigma do Disforme: neoliberalismo e biopoder no Brasil Global. Rio de Janeiro: Mauad X, 2018
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Deux régimes de fous. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003.
JENKINS. H. Cultura de Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
MASSAROLO, J.; MESQUITA, D. Narrativa transmídia e a Educação: panorama e perspectivas (2013). Revista Novas mídias e o Ensino Superior. Unicmap. Disponível em: < https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/edicoes/ed09_abril2013/NME S3.pdf > Último acesso em: 10 abr. 2017.
NEGRI, A.; HARDT, M. Declaration. New York: Argo-Navis. 2012.
PADOVANI, Gustavo; MASSAROLO, João Carlos. Ativismo de dados como uma prática social nas plataformas. In: BRAIGHI, Antônio Augusto; LESSA, Cláudio; CÂMARA, Marco Túlio (Orgs.). Interfaces do Midiativismo: do conceito à prática. CEFET-MG: Belo Horizonte, 2018. p. 575-589.
PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
SAFATLE, V. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
SCOLARI, C. Transmedia storytelling: new ways of communicating in the digital age. In: AC/E digital culture. ANNUAL REPORT. 2014.
SANTAELLA, L. Navegar no Ciberespaço – o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.