JORNALISMO E INTERESSE PÚBLICO: uma análise da Agência Câmara Notícias a partir da categorização de fatos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n2.42872Palavras-chave:
Jornalismo, Interesse público, Agência Câmara Notícias.Resumo
Este artigo objetiva avaliar o interesse público na produção noticiosa da Agência Câmara Notícias. Considerando a proposta editorial da Comunicação da Câmara, utilizamos como base teórica os estudos do interesse público no Jornalismo. Analisamos um corpus de 211 notícias, buscando visualizar o interesse público no tipo de fato relatado, de acordo com a classificação de Gomis (1991, 2002) em Resultados (acontecimentos que apresentam fatos consumados), Explosões (fatos inesperados com consequências drásticas), Deslocamentos (etapas ou fases de um acontecimento) e Aparições (eventos caracterizados pela manifestação oral). Concluímos que há um potencial de interesse público na Agência Câmara, contudo a prevalência de critérios institucionais impede que esse potencial seja mais elevado.Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
BARROS, Antônio Teixeira de; BERNARDES, Cristiane Brum; LEMOS, Cláudia Regina Fonseca. As mídias legislativas e a redefinição da noticiabilidade política no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 11-24, jan./jun. 2008.
BERNARDES, Cristiane Brum. Política, institucional ou pública? Uma reflexão sobre a mídia legislativa da Câmara dos deputados – Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados. Brasília, 2010.
BERNARDES, Cristiane Brum. Visibilidade política e controle da produção jornalística nos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 6. Brasília, p. 151-182, jul./dez. 2011.
BERNARDES, Cristiane Brum; MACEDO, Sílvia Mugnatto. Mudanças nas rotinas de produção do Jornalismo da Câmara dos Deputados: o processe de integração das mídias legislativas. Contemporânea: Comunicação e Cultura, v. 12, n. 1. Salvador, p. 125-146, jan./abr. 2014.
BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008a.
BUCCI, Eugênio. Em Brasília, 19 horas: a guerra entre a chapa-branca e o direito à informação no primeiro governo Lula. Rio de Janeiro: Record, 2008b.
CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto Enfermagem. Florianópolis, v. 15 (4), out./dez., p. 679-684, 2006.
CHRISTOFOLETTI, Rogério; TRICHES, Guilherme Longo. Interesse público no jornalismo: uma justificativa moral codificada. Revista Famecos, v. 21, n. 2, p. 484-503, 2014.
FARIA, Armando Medeiros. Imprensa e interesse público. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012, p. 174-179.
GOMIS, Lorenzo. Do importante ao interessante. Ensaio sobre critérios para
a noticiabilidade no jornalismo. Pauta Geral. Revista de Jornalismo. Salvador: Calandra, Ano 9, n. 4, p. 225-258, 2002.
GOMIS, Lorenzo. Teoria del periodismo. Cómo se forma el presente.
Barcelona: Paidós, 1991.
HERSCOVITZ, Heloiza Golbspan. Análise de conteúdo em jornalismo. In: LAGO, Claudia; BENETTI, Márcia (Org.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 123-142.
IBOPE. Índice de Confiança Social 2015. Disponível em: < http://www.ibopeinteligencia.com/arquivos/antigos/ics_brasil.pdf>. Acesso em: 20 maio 2016.
JARDIM, Márcia de Almeida. Antenas do Legislativo: os canais de televisão legislativos de Sarney a Severino. Trabalho apresentado no II Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. Belo Horizonte/MG, novembro, 2007.
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do Jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o público exigir. 2. ed. São Paulo: Geração Editorial, 2004.
MALAVAZI, Ademir (Org.). Manual de Redação da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados. Brasília: Câmara dos Deputados, Secretaria de Comunicação Social, 2004.
MCQUAIL, Denis. Atuação da mídia: comunicação de massa e interesse público. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.
MORAES, Bruno Sodré de. Jornalismo Público: um olhar sobre o Repórter Brasil. Dissertação – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPG/FAC/UnB). Brasília, 2011.
PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito constitucional descomplicado. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2009.
QUEIROZ, Dulce. Jornalismo institucional nas TVs legislativas. Os casos do Brasil e do México – Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, 2007.
SANT’ANNA, Francisco. Mídia das fontes: um nono ator no cenário jornalístico brasileiro. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2009.
SILVA, Luiz Martins da. Imprensa e cidadania: possibilidades e contradições. In: MOTTA, Luiz Gonzaga (Org.). Imprensa e poder. Brasília/São Paulo: Editora da UNB/Imprensa Oficial SP, 2002, p. 47-74.
VIDAL, Delcia M. M. Imprensa, jornalismo e interesse público: perspectivas de renovação – a notícia cidadã. 2009. 221f. Doutorado em Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade de Brasília. Brasília, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.