JORNALISMO E ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO: elementos para a construção de uma teoria crítica do jornalismo

Autores

  • Carlos FIGUEIREDO

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n1.46582

Resumo

Este artigo pretende apresentar uma interdisciplinaridade possível entre as Teorias do Jornalismo e a Economia Política da Comunicação. Os pesquisadores ligados à vertente chamada newsmaking esmiuçaram o cotidiano do trabalho dos jornalistas e apontaram porque as notícias são como são. Entretanto esses estudiosos deram pouco atenção à categoria trabalho e ao fato de os jornalistas terem seu trabalho subsumido ao capital. Nossa proposta é tomar a categoria trabalho como central, encarar o jornalista como trabalhador e, ao mesmo tempo, incorporar alguns achados teóricos dos estudos de newsmaking para elaborarmos o que chamamos Teoria Crítica do Jornalismo. 

Teorias do Jornalismo; Trabalho; Subsunção; Teoria Crítica; Economia Política da Comunicação


This paper intends to present a possible interdisciplinarity between Journalism Theories and Political Economy of Communications. Researchers linked to the theoretical framework called newsmaking have analyzed the daily work of journalists. Thus, they were able to point out the reasons why the news is as it is. However, these scholars gave little attention to the labor category and to the fact that journalists' work is subsumed to capital. Our proposal is to take the category of work as a center, to look at the journalist as a worker and, at the same time, to incorporate some theoretical findings of newsmaking studies intending to build what we call the Critical Theory of Journalism.

Journalism Theories; Labor; Subsumption; Critical Theory; Political Economy of Communication.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos FIGUEIREDO

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM/UFS), Doutor em Sociologia (UFPE) e Jornalista. Artigo realizado com apoio financeiro do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes (PNPD/Capes)

Referências

BERGER, Peter; LUCKMAN, Thomas. A Construção Social da Realidade: Tratado de Sociologia do Conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1978.

BOLAÑO, César. Indústria Cultural, Informação e Capitalismo. São Paulo: Hucitec/Pólis, 2000.

BOLAÑO, César. Campo Aberto: Para a Crítica da Epistemologia da Comunicação. Aracaju: Edise, 2015.

BOLAÑO, César. Trabalho Intelectual, Comunicação e Capitalismo. A Reconfiguração do Fator Subjetivo na Atual Reestruturação Produtiva. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política. n. 11, p. 53-78, dez. 2002.

BRAGA, Adriana; AGUIAR, Leonel; BERGAMASCHI, Mara. O Chão de Fábrica da Notícia: Contribuições para uma Economia Política da Práxis Jornalística. Intercom-Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 37, n. 1, p. 111-131, 2014.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista. A Degradação do Trabalho no Século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BREED, Warren. Controlo Social na Redacção. Uma Análise Funcional. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: Questões, Teorias e “Estórias”. Lisboa: Veja, 1993. p. 152-166.

COMPTON, James R.; BENEDETTI, Paul. Labour, New Media and the Institutional Restructuring of Journalism. Journalism Studies, v. 11, n. 4, p. 487-499, 2010.

DUBAR, Claude. A Socialização: Construção das Identidades Sociais e Profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.

FIGUEIREDO, Carlos; BOLAÑO, César. Do Profissional ao Trabalhador: A Identidade do Jornalista nas Teorias Brasileiras. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 16, São Paulo, 2018. Anais... São Paulo, 2018. Disponível em: <http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2018/paper/viewFile/1511/931>. Acesso em: 26 fev. 2019.

FONSECA, Virgínia Pradelina da Silveira. Indústria de Notícias: Capitalismo e Novas Tecnologias no Jornalismo Contemporâneo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

GANS, Hebert J. Deciding What’s News: A Study of CBS Evening News, NBC Nightly News, Newsweek and Times. New Work: Vintage Books Edition, 1980.

GENRO, Adelmo. O segredo da pirâmide. Porto Alegre: Tchê, 1987.

GITLIN, Todd. The Whole World is Watching: Mass Media in the Making and Unmaking of the New Left. Berkeley: University of California Press, 2003.

GOLDING, Peter; MURDOCK, Graham. Culture, Political Economy and Communications. In: CURRAN, James. Mass Media and Society. London: Arnold, 2000. p. 12-30.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere. V. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

GREENWOOD, Ernest. Attributes of a Profession. Social Work, v. 2, p. 45-55, jul. 1957.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 2012.

LIPIETZ, Alain. Miragens e Milagres: Problemas da Industrialização no Terceiro Mundo. São Paulo: Nobel, 1988.

MORAES NETO, Benedito Rodrigues de. Marx, Taylor, Ford: As Forças Produtivas em Discussão. São Paulo: Brasiliense, 1989.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo. V. 2. Sobre a Crítica da Razão Funcionalista. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

HALLIN, Daniel. We Keep America in the Top of the World: Television Journalism and the Public Sphere. London: Routledge, 1994.

HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. Editora Paz e Terra, 1972

HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In: BENJAMIN, Walter; ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max; HABERMAS, Jürgen. Textos Escolhidos. (Coleção os Pensadores). São Paulo: Editora Abril, 1975. p. 125-162.

LÖFFELHOLZ, Martin; ROTHENBERGER, Liane. Continuum Eclético, Disciplina Distinta ou Subdomínio dos Estudos De Comunicação? Considerações Teóricas e Conclusões Empíricas a Respeito da Disciplinaridade, Multidisciplinaridade e Transdisciplinaridade dos Estudos de Jornalismo. Brazilian Journalism Research, v. 7, n. 1, p. 7-31, jun. 2011.

LUKÁCS, György. Para uma Ontologia do Ser Social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

LUKÁCS, György. Estética I. Grijalbo: Barcelona, 1965.

LUKÁCS, György. Introdução a uma Estética Marxista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

MARCONDES FILHO, Ciro. O Capital da Notícia: Jornalismo como Produção Social da Segunda Natureza. Editora Atica, 1989.

MARX, Karl. O Capital. Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013.

MORETZSOHN, Sylvia. Pensando Contra os Fatos: Jornalismo e Cotidiano: do Senso Comum ao Senso Crítico. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

MOSCO, Vincent. The Political Economy of Communication. 2ed. London: Sage, 2009.

NETTO, João Paulo. Para a Crítica da Vida Cotidiana. In: NETTO, João Paulo; CARVALHO, Maria do Carmo Brandt. Cotidiano: Conhecimento e Crítica. São Paulo: Cortez, 1987. p. 64-93.

PARSONS, Talcott. Professions. In: SHILLS, David (ed). International Encyclopedia of the Social Sciences. New York: MacMillian, 1972. v.11/12. p. 536-547.

RACHLIN, Allan. News as Hegemonic Reality: American Culture and the Framing of News Accounts. New York: Praeger, 1988.

SCHULTZ, Alfred. Fenomenologia e Relações Sociais. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

SOLOSKI, Jonh. O Jornalismo e o Profissionalismo: Alguns Constrangimentos no Trabalho Jornalístico. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: Questões, Teorias e “Estórias”. Lisboa: Veja, 1993. p. 91-100.

SOUZA, Rafael Bellan Rodrigues de. Ontologia do Jornalismo: Trabalho do Conhecimento e Práxis Noticiosa em Tempos de Crise. E-Compós. v. 20, n. 3. set./dez. 2017.

SOUZA, Rafael Bellan Rodrigues de. O Trabalho do Jornalista e suas Contradições: uma Ontologia da Crise. Matrizes, v. 11, n. 3, p. 129-149, 2017a.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: Porque as Notícias São Como São. Florianópolis: Insular, 2004.

TUCHMAN, Gaye. Making News: A Study in the Construction of Reality. New York/ London: The Free Press, 1978.

WAISBORD, Silvio. Reinventing Professionalism: Journalism and News in a Global Perspective. Cambridge: Polity, 2013.

Downloads

Publicado

2019-07-10

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique