INTER-RELAÇÕES ENTRE JORNALISMO E EDUCOMUNICAÇÃO NA CONCEPÇÃO DO JORNALISMO EDUCOMUNICATIVO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n1.46583Palavras-chave:
Educomunicação, Jornalismo, TDICs, Jornalismo educomunicativo, Cidadania.Resumo
Os apontamentos desse artigo apresentam uma discussão sobre a inter-relação entre os campos da educomunicação e do jornalismo, mostrando que desta aproximação é possível conceber práticas de comunicação direcionadas à cidadania. Através da pesquisa bibliográfica de leitura exploratória pretende-se direcionar algumas contribuições da educomunicação para a prática jornalística, traçando possíveis apreensões para contribuir com os estudos sobre jornalismo contemporâneo e a concepção de jornalismo educomunicativo. Buscamos, portanto, apontar os locais para atuação do jornalista educomunicador, propondo reflexões conceituais e práticas para sua ação interventiva e apontando as principais dificuldades na inserção da ideologia educomunicativa.
Palavras-chave
Educomunicação; Jornalismo; TDICs; Jornalismo educomunicativo; Cidadania.
Abstract
The explanations of this article aims a discussion on the interrelationship between the fields of educommunication and journalism, this approach is possible to develop communication practices aiming at citizenship. Through the exploratory bibliographical reading research it´s intended to direct some contributions of educommunication to the journalistic practice, tracing possible concerns to contribute with the studies on contemporary journalism and the concepcion of the educommunication journalism. We seek, thus, to point out the actuation places for the educommunicator journalist, proposing conceptual and practical reflections for his intervention and pointing out the main difficulties in the insertion of educommunication ideology.
Keywords
Educommunication; Journalism; DICTs; Educommunicative Journalism; Citizenship.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em educomunicação. Campina Grande, 2016. Disponível em: <https://www.academia.edu/31480161/Projetos_de_intervenção_em_educomunicação>. Acesso em: 20 de out. 2017.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação & Educação: do mundo editado à construção de mundo. Comunicação & Informação, Goiânia, v.2, n 2, p. 176-187, jul./dez. 1999. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/ci/article/download/22853/13594/>. Acesso em: 10 mar. 2018.
BÔA VIAJEM, Christiane. Jornalismo, democracia e cidadania. Pano de Fundo, Caruaru, v. 1, n 2, p. 17-19, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://repositorio.asces.edu.br/jspui/bitstream/123456789/713/1/EDICAO-2--ANO-1-17-19-ok.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2018.
CARVALHO, Guilherme; BRONOSKY, Marcelo. Jornalismo alternativo no Brasil: do impresso ao digital. Revista Pauta Geral, Ponta Grossa, v. 4, n 1, p. 21 -39, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/pauta/article/view/10007>. Acesso em: 16 mar. 2018.
CARVALHO, Michel. Educomunicação abre possibilidades para jornalistas. Observatório da Imprensa. [São Paulo], 2014. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/_ed815_educomunicacao_abre_possibilidades_para_jornalistas/>. Acesso em: 07 de out. de 2017.
CITELLI, Adilson Odair. Tecnocultura e educomunicação. Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 3, nº 2, p. 63-75, dez. 2015. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/6665>. Acesso em: 16 mar. 2018.
CONCHA, Guillermo Raigón Pérez de la. El peridiodismo educativo: objetivos. Revista Latina de comunicación social, La Laguna, n 15, p. 107-119, mar. 1999. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/26527454_El_periodismo_educativo_objetivos>. Acesso em: 16 de mar. 2018.
CORREIA, João Carlos. Novos jornalismos e vida cívica: limites e possibilidades do «jornalismo deliberativo». In: MORGADO, Isabel Salema; ROSAS, Antônio. (Org.). Cidadania Digital. Covilhã: LabCom Books, 2010. p. 71-100.
COSTA, Elisângela Rodrigues. Políticas Públicas e Educação Midiática no Brasil: os exemplos de São Paulo e Rio de Janeiro. In: SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson; XAVIER, Jurema Brasil (Org.). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. São Paulo: ABPEducom, 2017. p. 57-63.
DALLA COSTA, Rosa Maria Cardoso; HORN, Aline Tainá Amaral. Educomunicação e as novas práticas jornalísticas: um campo de interseções. Mídia e cotidiano, Niterói, v. 7, n 7, p. 126-139, nov. 2015. Disponível em: <http://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9756>. Acesso em: 03 mar. 2018.
FERREIRA, Bruno de Oliveira. Jornalismo e educomunicação: Novos sentidos na produção da notícia. In: X Simpósio Nacional da ABCiber - Conectividade, Hibridação e Ecologia das Redes Digitais. Anais... São Paulo, 14 a 16 de dez. 2017. Disponível em: <http://www.abciber.org.br/anais-abciber-2017.pdf>. Acesso em: 16 de mar. 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HORN, Aline Tainá Amaral. A educomunicação e a atuação do jornalista: um estudo sobre o projeto Televisando. 2016. 227 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
LOBO, Tiago. Sobre o papel social do jornalismo. Observatório da Imprensa. [São Paulo], 2013. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/feitos-desfeitas/_ed743_sobre_o_papel_social_do_jornalismo/>. Acesso em: 07 de mar. de 2018.
PERUZZO, Cicília Maria Krohling. Intersecções entre Comunicação e Educação em Práticas Organizativas Comunitárias. In: SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson; XAVIER, Jurema Brasil (Org.). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. São Paulo: ABPEducom, 2017. p. 80-88.
PINHEIRO, Rose Mara. A Educomunicação e as novas formas de Cidadania e Jornalismo. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais... Foz do Iguaçu, 2 a 5 de set. 2014. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/resumos/R9-1577-1.pdf>. Acesso em: 11 de mar. 2018.
PITANGA, Christiane; SOUZA, Diva Silva; SOUSA, Gerson de. Educomunicação e a prática social na formação de jornalistas. In: BOMFIM, Filomena Maria Avelina; ANDRADE, Maria José Netto; ALMEIDA FILHO, Orlando José de. Transdisciplinaridade e extensão - signos da educomunicação no brasil. Minas Gerais: Revolução e-Book – Simplíssimo, 2017.
SANTOS, Adriana Cristina Omena dos; TONUS, Mirna. Breve panorama da inserção das tecnologias da informação e comunicação na formação de jornalistas em Uberlândia, MG. In: SANTOS, Adriana Cristina Omena dos; SOUZA, Gerson de; TONUS, Mirna. (Org.). Jornalismo, educação e tecnologias. Uberlândia: EDUFU, 2012. p. 62-74.
SCHAUN, Ângela. Educomunicação: Reflexões e princípios. Rio de Janeiro: MAUAD, 2002.
SILVA, João Djane Assunção da. Audiodocumentário como forma de empoderamento e resgate histórico e sociocultural: uma experiência educomunicativa com a comunidade do Sítio Coaçú, Solonópole/CE. 2017. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2017.
SILVA, João Djane Assunção da; SILVA, Elvis Alves da. Responsabilidade socioambiental no meio empresarial: o papel do educomunicador socioambiental no meio empresarial. In: II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Anais... Campina Grande, 7 a 9 de jun. 2017. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/revistas/conapesc/resumo.php?idtrabalho=155>. Acesso em: 06 fev. 2018.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Quando o Educador do Ano é um educomunicador: o papel da USP na legitimação do conceito. Comunicação & Educação, São Paulo, ano 13, n 3, p. 39-52, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/download/43268/46892/0>. Acesso em: 23 de mai. 2017.
SODRÉ, Muniz. Jornalismo como campo de pesquisa. Brazilian Journalism Research (Online), Brasília, v. 6, n 2, p. 7-15, dez. 2010. Disponível em: <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/13/13>. Acesso em: 10 jan. 2018.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: Porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005.
VIANA, Claudemir Edson; MELLO, Luci Ferraz de. Cultura digital e a educomunicação como novo paradigma educacional. Revista FGV Online, Rio de Janeiro, v. 3, n 2, p. 31-49, abr. 2013. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/revfgvonline/article/view/19281/18555>. Acesso em: 16 mar. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.