INTER-RELAÇÕES ENTRE JORNALISMO E EDUCOMUNICAÇÃO NA CONCEPÇÃO DO JORNALISMO EDUCOMUNICATIVO

Autores

  • Assis Souza de MOURA Universidade Federal de Campina Grande | Brasil
  • João Djane Assunção da SILVA Universidade Federal da Paraíba | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n1.46583

Palavras-chave:

Educomunicação, Jornalismo, TDICs, Jornalismo educomunicativo, Cidadania.

Resumo

Os apontamentos desse artigo apresentam uma discussão sobre a inter-relação entre os campos da educomunicação e do jornalismo, mostrando que desta aproximação é possível conceber práticas de comunicação direcionadas à cidadania. Através da pesquisa bibliográfica de leitura exploratória pretende-se direcionar algumas contribuições da educomunicação para a prática jornalística, traçando possíveis apreensões para contribuir com os estudos sobre jornalismo contemporâneo e a concepção de jornalismo educomunicativo. Buscamos, portanto, apontar os locais para atuação do jornalista educomunicador, propondo reflexões conceituais e práticas para sua ação interventiva e apontando as principais dificuldades na inserção da ideologia educomunicativa.

Palavras-chave

Educomunicação; Jornalismo; TDICs; Jornalismo educomunicativo; Cidadania.

Abstract

The explanations of this article aims a discussion on the interrelationship between the fields of educommunication and journalism, this approach is possible to develop communication practices aiming at citizenship. Through the exploratory bibliographical reading research it´s intended to direct some contributions of educommunication to the journalistic practice, tracing possible concerns to contribute with the studies on contemporary journalism and the concepcion of the educommunication journalism. We seek, thus, to point out the actuation places for the educommunicator journalist, proposing conceptual and practical reflections for his intervention and pointing out the main difficulties in the insertion of educommunication ideology.

Keywords

Educommunication; Journalism; DICTs; Educommunicative Journalism; Citizenship.

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Biografia do Autor

Assis Souza de MOURA, Universidade Federal de Campina Grande | Brasil

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor no Bacharelado em Comunicação Social/Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande. Líder do grupo de pesquisa Observatório de Educação para a Comunicação (ObEcom), certificado pela UFCG junto ao DPG/CNPq.

João Djane Assunção da SILVA, Universidade Federal da Paraíba | Brasil

Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Comunicação Social/Educomunicação pela Universidade Federal de Campina Grande. Prêmio “Microfone de Prata” - melhor programa jornalístico radiofônico da edição 2018 dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

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Publicado

2019-07-10

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