A LOUSA DE BUTLER: notas sobre a inserção dos estudos de gênero no ensino de Jornalismo

Autores

  • Gean Oliveira GONÇALVES Universidade de São Paulo- USP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n2.49576

Resumo

Este artigo apresenta alguns apontamentos sobre a inserção dos estudos de gênero no ensino de Jornalismo. Dentre os aspectos que serão priorizados nessa reflexão, estão o modo como a virada epistemológica proveniente dos estudos sobre as mulheres, sobre os feminismos e sobre os movimentos LGBT na segunda metade do século XX se espraiou nos estudos da comunicação, das mídias e do jornalismo e, na atualidade, podem ser interpretados como parte dos saberes necessários à constituição de jornalistas mais sensíveis, mais abertos às narrativas complexas e plurais em vozes, em sentidos e em experiências. Para isso, analisa-se o conteúdo programático de disciplinas dedicadas às relações entre estudos de gênero, mídia e jornalismo ofertadas como conteúdo optativo aos estudantes de jornalismo em quatro universidades públicas brasileiras.

Palavras-chave

Estudos de Gênero; Ensino de Jornalismo; Currículo; Disciplinas; Epistemologia.

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Biografia do Autor

Gean Oliveira GONÇALVES, Universidade de São Paulo- USP

JORNALISTA. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação na Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob orientação da professora Dra. Cremilda
Medina. Membro do grupo de pesquisa Epistemologia do Diálogo Social (ECA/USP). Bolsista CNPq.
Contato: geangoncalves@usp.br.

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Publicado

2019-12-07

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique