A A VOZ DO BRASIL FAZ 85 ANOS : análise do programa de rádio mais antigo do país a partir da noção de Comunicação Pública

  • Alessandra BASTOS Universidade Católica de Brasília
  • Florence Marie DRAVET Universidade Católica de Brasília

Resumo

A Voz do Brasil é o noticiário de rádio mais antigo do hemisfério Sul e atinge todo o território nacional. Estatal e de difusão obrigatória, está no ar desde 1935. Com o crescimento da internet e, consequentemente, da capacidade de acesso à informação, a existência do programa passou a ser questionada. Este trabalho objetiva mostrar que A Voz do Brasil continua sendo necessária para cumprir o quesito constitucional que obriga o governo a dar transparência e publicidade às ações e dá direito a toda população de ser informada sobre estas. A pesquisa resume-se à análise da parte do noticiário dedicada ao poder Executivo, produzida pela Empresa Brasil de comunicação (EBC). A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória por levantamento bibliográfico com foco na noção de Comunicação Pública.

Biografia do Autor

Alessandra BASTOS, Universidade Católica de Brasília

JORNALISTA (UniCEUB), mestranda em Inovação em Comunicação e Economia Criativa no PPGCOM/UCB, linha Gestão e Estratégia Comunicacional. Membro do Grupo de Pesquisa em Inovação, Empreendedorismo e Comunicação. Especialista em Recursos Humanos (ESAD), Marketing (ESAD) e História, sociedade e cidadania (UniCEUB).

Florence Marie DRAVET, Universidade Católica de Brasília

            Florence Dravet é professora de Estética na Universidade Católica de Brasília. É doutora em Didactologia das Línguas e Culturas, com tese em Comunicação Intercultural, na Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2002). Fez pós-doutorado em Comunicação, pela Universidade de Brasília,(2011).

            Desde 2014, é coordenadora do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília. É professora pesquisadora do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Membro do corpo editorial da revista Esferas e da revista Comunicologia. Orienta pesquisas de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado. Estuda os fenômenos da sensibilidade, do imaginário, do feminino, do corpo e do poético, as tradições afrobrasileiras, a transdisciplinaridade e a complexidade.

            Coordena o grupo de pesquisa Travessia - Transdiciplinaridade e Criatividade do DGP/CNPq. É co-organizadora dos livros "Sob o céu da cultura" (Brasília, Thesaurus, Casa das Musas, 2008) e "Saberes da comunicação" (Brasília, Casa das Musas, 2010). É autora dos livros: "Crítica da razão metafórica - mito, magia e poesia na cultura contemporânea" (Brasília, Casa das Musas, 2014) e "Comunicação e Poesia" (Brasília, UnB, 2014).

Publicado
2020-07-07
Seção
Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique