O O OUVINTE E A MESA-REDONDA ESPORTIVA NO RÁDIO: uma extensão do “papo de bar”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.51294Resumo
O artigo pretende analisar o comportamento dos ouvintes de quatro programas de mesa redonda no rádio esportivo de Porto Alegre a partir da participação deles em fóruns de discussão. Estes espaços são a área de comentários do Facebook durante a realização dos debates. Considera-se a hipótese de que estes fóruns operam como uma continuidade do que é discutido nos programas. Situa-se teoricamente a partir de conceber o rádio sendo, em primeiro momento, um companheiro (BRECHT, 2000) e uma extensão de sentidos do homem (McLUHAN, 1964). Pretende-se observar a ação do ouvinte nesta relação, entendendo-o como um agente de produção no conteúdo radiofônico através do seu agir comunicativo (HABERMAS, 1981) e do papel assumido por ele neste ambiente (GOFFMAN, 2014). Para analisar esse material, utiliza-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) como metodologia principal.
Palavras-chave
Rádio; Jornalismo Esportivo; Redes Sociais; Audiência; Mesa-redonda esportiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.