RADIOJORNALISMO PÚBLICO: reflexões sobre aspectos tensionadores do serviço à luz do método compreensivo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.52222Resumo
Resumo
O presente artigo tem como objeto de estudo a reflexão analítica sobre os aspectos históricos, sociopolíticos e culturais que tensionam o radiojornalismo público brasileiro na contemporaneidade. Para tanto, metodologicamente, faz uso do método compreensivo weberiano. Como eixos de articulação teórica elege o conceito, os princípios, objetivos e missão da Radiodifusão Pública presente em dispositivos legais como a Constituição Federal brasileira, a Lei nº 11.652, assim as diretrizes da Unesco para o serviço. Além disso, o estudo fundamenta-se na própria trajetória do SRP brasileiro e nas orientações que emissoras públicas do país encontram no manual de jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Como resultado, aponta-se que são as próprias condições de origem do Serviço de Radiodifusão Pública do país os aspectos que mais tensionam e comprometem as práticas hodiernas do radiojornalismo público brasileiro.
Palavras-chave
Radiojornalismo Público. Radiodifusão Pública. Comunicação Pública. Rádio no Brasil. Método Compreensivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.