ALTERAÇÕES NO FORMATO DA REPORTAGEM NO PROGRAMA CHAMADA GERAL, DA GAÚCHA, DE PORTO ALEGRE: dos anos 1980 até a contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.52511Resumo
Busca compreender as alterações na forma de apresentação da reportagem radiofônica no programa Chamada Geral, da Gaúcha, de Porto Alegre, na passagem da fase de segmentação para a de convergência. Do ponto de vista histórico, baseia-se na periodização defendida por Ferraretto (maio-ago. 2012). Parte, ainda, das ideias de modo de emissão autentificante, proposta por Jost (2001), e de efeito de real, elaborada por Motta (2013), trabalhando-as em paralelo com a descrição das facetas do comunicador na contemporaneidade (FERRARETTO, 2014a). Como corpus, utiliza edições parciais e integrais de programas das décadas de 1980, 1990, 2000 e 2010. Dessa maneira, identifica a passagem de um modelo de reportagem gravada e montada para outro integralmente ao vivo e mais coloquial.
Palavras-chave: Reportagem; Gaúcha; Chamada Geral; Convergência; Autentificação
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.