RADIOJORNALISMO UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO DO RÁDIO EXPANDIDO E DO JORNALISMO MULTIPLATAFORMA: práticas de ensino no programa Espaço Experimental da UFPB

Autores

  • Patrícia MONTEIRO Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Luís Augusto MENDES UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.53828

Resumo

As mudanças no processo de produção e veiculação radiofônica operam novos modos de ensinar e praticar o radiojornalismo. A partir das noções de rádio expandido (KISCHINHEVSKY, 2016) e jornalismo multiplataforma (SALAVERRÍA, 2014), este artigo apresenta práticas de ensino adotadas na expansão do conteúdo do programa laboratório Espaço Experimental - originalmente transmitido pelas ondas hertzianas - para a plataforma de streaming Spotify. Produzido pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, o Espaço Experimental transmite programação noticiosa, a partir de pautas da própria universidade e de assuntos do cotidiano. Entende-se que, como elo entre a universidade e a comunidade, o programa amplia vozes, narrativas e escutas ao navegar nas ondas do streaming. 

Palavras-chave

Radiojornalismo; rádio expandido; jornalismo multiplaforma; Espaço Experimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia MONTEIRO, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

JORNALISTA. Doutora em Comunicação pelo PPGCOM-UFPE. Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pelo PPGC-UFPB. Professora adjunta do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB.

Luís Augusto MENDES, UNINASSAU

JORNALISTA. Doutor e Mestre em Psicologia Social pela UFPB. Professor da UNINASSAU João Pessoa e da Estácio Paraíba. Colunista da rádio CBN João Pessoa.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique