RADIOJORNALISMO UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO DO RÁDIO EXPANDIDO E DO JORNALISMO MULTIPLATAFORMA: práticas de ensino no programa Espaço Experimental da UFPB
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.53828Resumo
As mudanças no processo de produção e veiculação radiofônica operam novos modos de ensinar e praticar o radiojornalismo. A partir das noções de rádio expandido (KISCHINHEVSKY, 2016) e jornalismo multiplataforma (SALAVERRÍA, 2014), este artigo apresenta práticas de ensino adotadas na expansão do conteúdo do programa laboratório Espaço Experimental - originalmente transmitido pelas ondas hertzianas - para a plataforma de streaming Spotify. Produzido pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, o Espaço Experimental transmite programação noticiosa, a partir de pautas da própria universidade e de assuntos do cotidiano. Entende-se que, como elo entre a universidade e a comunidade, o programa amplia vozes, narrativas e escutas ao navegar nas ondas do streaming.
Palavras-chave
Radiojornalismo; rádio expandido; jornalismo multiplaforma; Espaço Experimental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.