DO AM AO FM: uma análise da programação das rádios Caçula e Difusora Pantanal de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.53840Resumo
O presente artigo teve por objetivo entender como passou a se configurar a programação das Rádios Caçula e Difusora Pantanal após o processo de migração da faixa AM para FM. Para análise da programação e o estabelecimento do Estudo Comparado, recorreu-se as técnicas de observação direta da programação e entrevista em profundidade com locutores e representantes da direção das respectivas emissoras. Após migrar para FM, a análise revela que a Difusora Pantanal apresentou alterações mais significativas de programação do que a Rádio Caçula. Na Rádio Difusora Pantanal, identificamos que foram retirados do ar programas tradicionais do AM com enfoque em esportes e policial, e a emissora optou pelo formato musical voltado para o gênero sertanejo no intuito de atingir um público definido. Já a Rádio Caçula preferiu a replicação da maioria dos programas da faixa AM para FM, onde o processo representou apenas uma adaptação à tecnologia.
Palavras-chave
Rádio; Migração; AM; FM; Mato Grosso do Sul.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.