DOCUMENTÁRIO E DOCUMENTAÇÃO: a preservação de memórias por meio da multiplicidade de registros
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2021v8n1.57927Resumo
O artigo recupera episódios históricos para mostrar a importância da documentação e do documentário para a preservação de memórias. No Brasil, a pesquisa destaca os registros realizados durante a Comissão Rondon, tanto pela documentação de Roquette-Pinto quanto pela produção documentária de Luiz Thomas Reis. O estudo recorre ainda aos primórdios do documentário para mostrar a multiplicidade de registros por meio da narrativa transmídia. O estudo se ampara em Jordan, Renó e Jenkins e traz a relevância da documentação para a pesquisa, registro e produção documentária. O objetivo é analisar que por meio do registro pode-se criar documentos informativos e resguardar memórias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.