ENTRE LIKES, HASHTAGS E VIRALIZAÇÕES: como a audiência potente contribui para a construção da notícia no NE1, da TV Globo

AMONG LIKES, HASHTAGS AND VIRALIZATIONS: how the powerful audience contributes to the construction of the news on NE1 news

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2022v9n1.58314

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o envolvimento da audiência potente (MESQUITA, 2014) no processo de construção da notícia, a partir de um estudo do NE1, programa jornalístico líder de audiência no seu horário, veiculado ao meio-dia pela Rede Globo Nordeste. Nosso corpus reúne 165 matérias exibidas no mês de junho de 2019. Realizamos uma análise de conteúdo qualitativa e quantitativa das reportagens, para identificar quais valores-notícias estão presentes nos conteúdos enviados pela audiência que são transformados em notícia no telejornal. O artigo parte do entendimento teórico de que a notícia contribui para a construção social da realidade cotidiana, sendo produzida institucionalmente e observa como se efetiva, contemporaneamente, esse envolvimento da audiência na construção da notícia facilitado pela convergência midiática.

Palavras-chave

Audiência Potente; Jornalismo; Telejornalismo; Notícia; Noticiabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Leal, Universidade Fderal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Comunicação pela UFPE. Membro da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme). Pesquisador das temáticas ligadas ao Futebol, Jornalismo, Audiência e Comunicação.

Giovana Mesquita, Universidade Fderal de Pernambuco (UFPE)

 Professora permanente do PPGCOM da UFPE e adjunta do curso de Comunicação do CAA/UFPE. Membro dos Grupos de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade (UFPE) e Jornalismo Audiovisual (UFSE)

Sarah Rêgo, Universidade Fderal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Jornalismo. Integrante do Grupo Dinâmicas do Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco. 

Downloads

Publicado

2022-07-18

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme