O SILÊNCIO DA GRIPE ESPANHOLA NO BRASIL: uma história a ser recordada em tempos de Covid-19
THE SILENCE OF THE SPANISH FLU IN BRAZIL: a story to remember in times of Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2021v8n1.58643Resumo
Esta Resenha de A Bailarina da Morte: A gripe espanhola no Brasil (2020) analisa como a pesquisa desenvolvida por Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling questiona o enfrentamento da crise sanitária da influenza H1N1. As autoras narram o que aconteceu em capitais brasileiras nos anos de 1918 e 1919, quando houve, no Brasil e no mundo, uma epidemia que ficou conhecida como gripe espanhola. Vivenciando também um período de pandemia – Covid-19 –, as autoras nos propõem refletir sobre inúmeras atitudes, inclusive em relação aos métodos de pesquisa disponíveis nesse momento. Utilizando jornais como fontes e pesquisas acadêmicas, identificamos um panorama da crise enfrentada no início do século XX.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.