PARA PENSAR UM JORNALISMO INTERSECCIONAL: propostas epistemológicas

THINKING ABOUT AN INTERSECTIONAL JOURNALISM: epistemological proposals

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2021v8n2.60870

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão teórica que busca cruzar Estudos Feministas e de Gênero com a Teoria do Jornalismo, especialmente o livro O Segredo da Pirâmide, de Adelmo Genro Filho (2012). Entendendo o Jornalismo como uma forma de conhecimento cristalizado no singular, busca-se reconhecer seu papel na produção e reprodução de estereótipos e na manutenção do status quo (GONÇALVES, 2018; MORAES; SILVA, 2019), além de discutir os potenciais da atividade como reveladora das opressões que cruzam os sujeitos através do que será chamado de um Jornalismo Interseccional. Percebendo o potencial do jornalismo enquanto indicador da particularidade por meio do singular significativo, pretende-se identificar, utilizando a metáfora de Crenshaw (1989), a encruzilhada de opressões que é o sujeito como o singular e tais opressões, que são estruturais, enquanto o particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Santos Carmo Cabral, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da mesma instituição. Bolsista da Capes.

Karina Janz Woitowicz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Dra. do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq.

Paula Melani Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Dra. do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Muriel Emídio Pessoa do Amaral

Dr. do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2022-02-22

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme